Compartilhe:

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta segunda-feira (07), durante Reunião Pública Extraordinária, o aumento de 14,24% para os consumidores residenciais da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). As novas tarifas entraram em vigor no dia 08 de abril para 7,7 milhões de unidades consumidoras localizadas 805 municípios de Minas Gerais.

A Aneel também autorizou o aumento de 15,78% para consumidores de baixa tensão em média (abaixo de 2,3kV) e aumento de 12,41% para consumidores de alta tensão (de 2,3 a 230 kV).

Segundo a Aneel, para o reajuste da tarifa são considerados os custos relacionados à compra de energia elétrica para atendimento do mercado da distribuidora, ao valor da transmissão dessa energia e aos encargos setoriais. O cálculo se dá de acordo com fórmula prevista no contrato de concessão. No caso da Cemig, os principais fatores que influenciaram o reajuste foram a maior participação da “energia nova” e a “energia velha” (gerada por usinas mais antigas, com parte de seus ativos já amortizados) mais cara do que previsto.

A Cemig havia pedido um aumento de 29,7% para a conta de energia dos mineiros. Segundo a empresa, o valor solicitado seria uma forma de cobrir a redução de receita com o novo modelo de concessão do governo federal, que levou a Cemig a desfazer de ativos de geração. A empresa registrou lucro líquido de R$ 3,1 bilhões em 2013, queda de 27% em relação ao ano anterior.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.