Minas Gerais concentrou oito dos dez municípios brasileiros com as maiores taxas de abstenção no primeiro turno das eleições de 2026, realizado no domingo (4). O levantamento considera a proporção de eleitores que não compareceram às urnas em cada cidade.
O maior percentual foi registrado em Rio Vermelho, no Vale do Jequitinhonha, onde 40,09% dos eleitores aptos não votaram. O município aparece à frente de Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas, Santa Maria do Suaçuí, Chapada do Norte, Jenipapo de Minas, Novo Cruzeiro e Materlândia.
As outras duas cidades que completam as dez maiores taxas de abstenção do país são Anhanguera, em Goiás, e Barcelos, no Amazonas.
Municípios mineiros no topo
Confira as cidades de Minas Gerais que aparecem entre os dez municípios com maior taxa de abstenção:
- Rio Vermelho: 40,09%
- Santo Antônio do Itambé: 39,55%
- Serra Azul de Minas: 38,71%
- Santa Maria do Suaçuí: 37,72%
- Chapada do Norte: 37,25%
- Jenipapo de Minas: 37,08%
- Novo Cruzeiro: 36,46%
- Materlândia: 36,33%
*Barroso teve cerca de 21% de abstenção.
Estado-chave
O destaque de Minas Gerais no levantamento ganha dimensão ainda maior porque o estado tem o segundo maior eleitorado do país e é considerado por especialistas um estado-cheve, uma vez que desde 1989, quando aconteceu a redemocratização, nenhum candidato foi eleito presidente sem vencer em Minas.
Nas eleições de 2026, são 16,3 milhões de pessoas aptas a votar em Minas, o equivalente a 10,32% do eleitorado brasileiro, atrás apenas de São Paulo. Com um colégio eleitoral desse tamanho, os índices registrados nos municípios mineiros têm peso relevante nas estatísticas nacionais de participação e abstenção.
Segundo turno
MG vota somente para presidente no segundo turno, que acontece dia 25 de outubro. Mesmo quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo, caso o título esteja regularizado. Entretanto, é necessário justificar o voto no e-Título ou em canais de comunicação do TRE-MG.

