Seja para os amantes das motocicletas, dos jipes, ou até mesmo das orquídeas, bandas, carros antigos, não importa, fato é que mais um mês de julho em Barroso vai deixar saudades. Acabou neste final de semana mais um Festival de Inverno, programação especial que reúne as festividades da cidade dentro de um “único mês”.
Criado na administração do ex-prefeito Arnauld Napoleão em meados dos anos 2000, o Festival de Inverno, que antes era Festival Cultural e Turístico de Barroso, vem sendo aprimorado ao longo do tempo pelos administradores do poder público e crescendo a cada ano. “Já marco minhas férias para julho só pra coincidir com o Festival e vir aproveitar as festividades e a cidade de Barroso”, diz uma moradora na internet.
Além das festas, em julho, mais precisamente no dia 26, é comemorado a padroeira da cidade: Sant´Ana. A Festa de Sant´Ana também faz parte do calendário festivo e os devotos também vivem com fervor a semana dedicada a padroeira. “É tudo muito lindo no mês de julho em Barroso”, diz a internauta.
As festas começaram com o Festival da Canção ainda em junho, tiveram os encontros de motociclistas, jipeiros, bandas, carros antigos, festival de orquídeas, festa de Sant´Ana e fechou com chave de ouro com o Saidera, Festival Gastronômico que reúne as delícias da cidade em uma disputa pelo melhor prato. Este ano o vencedor foi a Caminha de Crepe, do Crepe da Praça, da comerciante Beinha.
Em resposta ao barrosoemdia, a Polícia Militar disse que o festival aconteceu dentro da normalidade e apenas foram registradas pequenas ocorrências cotidianas na cidade. Já a Prefeitura de Barroso, através do vice-prefeito Eduardo Pinto declarou que mais uma vez a população sai ganhando com a realização do Festival. Além das festas, onde a população ganham com cultura e diversão, ver nossos hotéis com lotação máxima, restaurantes e estabelecimentos lotados nos deixa com a sensação de dever cumprido em mais um inverno”, diz Eduardo.

