O ano de 2025 foi marcante para o Athletic. O Esquadrão de São João del Rei estreou na Série B do Campeonato Brasileiro e comemorou a permanência na segunda divisão, com direito a emoção até a última rodada e herói improvável que veio do banco de reservas.
O time também passou por mudanças fora de campo, com destaque para a venda da SAF para um agente ligado ao atacante Vini Jr., do Real Madrid e seleção brasileira. Veja o que foi destaque do clube em 2025.
Título do Troféu Inconfidência
Pelo quinto ano consecutivo na elite do Campeonato Mineiro, o Athletic terminou a primeira fase como vice-líder do Grupo B, atrás do América-MG. O Esquadrão ficou fora da semifinal por ter campanha pior que a do Tombense, melhor segundo colocado, e jogou o Troféu Inconfidência. O bicampeonato da competição saiu com duas vitórias sobre o Uberlândia na decisão.
Venda da SAF para agente de Vini Jr.
Em fevereiro, o Athletic vendeu 53,5% das ações da SAF para Thássilo Soares, agente do atacante Vini Jr.. A compra gerou mudanças na diretoria — a principal delas, a saída do presidente e ex-controlador da SAF Fábio Mineiro, que comandou a refundação do clube desde 2018. Em junho, ele adquiriu a SAF do Uberlândia, rival do Athletic em Minas Gerais.
O clube chegou a sofrer um transfer ban da Fifa em janeiro por falta de pagamento em uma transação. Nos meses seguintes, houve uma batalha judicial entre a Tiberis Holding e Fábio Mineiro. A venda do controle da SAF chegou a ser suspensa pela Justiça, mas a situação foi revertida e a compra por Thássilo Soares foi validada.
Eliminação na Copa do Brasil com frango bizarro
Na Copa do Brasil, o Athletic eliminou o Barcelona de Ilhéus na primeira fase e encarou o Grêmio na etapa seguinte. Apesar da boa atuação contra o Imortal, o jogo ficou marcado por uma falha bizarra do goleiro Diego Vítor. Após empate em 3 a 3 no tempo normal, a equipe mineira foi eliminada nos pênaltis, ficou da fora competição e sem a bolada milionária de premiação.
No dia 7 de abril de 2025, o Athletic entrou em campo pela primeira vez em uma partida válida pela Série B do Campeonato Brasileiro. O jogo foi contra o Atlético-GO no Antônio Accioly, em Goiânia. Amorim abriu o placar aos 9 minutos e fez o primeiro gol do Esquadrão na história da competição. Raí Ramos, Matheus Felipe e Sandro Lima viraram para o Dragão. Lincoln ainda descontou, mas Robert Santos fechou o placar em 4 a 2 para o time goiano.
Lincoln começa bem, mas deixa o clube
O ex-Flamengo Lincoln se destacou no início do ano com o Athletic. O atacante disse ao ge que cumpriu a profecia de Filipe Luís, técnico do Rubro Negro, de que precisaria mais tempo em campo. Com cinco gols marcados em 16 jogos, ele foi peça-chave em goleadas e no início de um novo ciclo no clube, mas acabou deixando o time em setembro após quatro meses sem jogar.
Atacante convocado por Cabo Verde
Contratado em julho, o atacante Alessio da Cruz foi convocado para a seleção de Cabo Verde e sonha em disputar a Copa do Mundo de 2026. A seleção conquistou uma das vagas para a Copa do Mundo e ele espera a convocação. O atacante foi o autor dos dois gols que garantiram permanência do clube na Série B do Brasileiro para 2026.
Por falar em permanência, o destino do Athletic na Série B só foi decidido na última rodada. Brigando contra o rebaixamento, o Esquadrão recebeu o Paysandu na Arena Sicredi e precisava vencer para não cair sem depender de outros resultados. A situação se complicou quando o Papão fez 1 a 0 no primeiro tempo. O Athletic passou vários minutos no Z-4, mas virou o jogo com dois gols de Alessio da Cruz no segundo tempo para seguir na segunda divisão.
Informações GE

