A 14ª fábrica do Grupo Heineken no Brasil foi inaugurada nesta quinta-feira (6/11) em Passos, no Sul de Minas Gerais. Com capacidade anual para produzir até 500 milhões de litros de cerveja, a unidade é a quinta do grupo dedicada exclusivamente à produção da bebida e a primeira construída totalmente do zero no país.
Instalada em uma área de 1 milhão de metros quadrados, sendo 200 mil metros quadrados de área construída, a fábrica levou três anos para ser concluída. Há espaço para expansão, que poderá ocorrer diante da resposta do mercado sobre o consumo das bebidas. Atualmente, a fábrica emprega 350 pessoas, mas, durante a fase de construção, cerca de 2.000 trabalhadores atuaram no canteiro de obras.
Desde 2019, o Grupo Heineken investiu R$ 6 bilhões em suas operações no Brasil — com fábricas em São Paulo, Paraná, Bahia, Pernambuco e, agora, Minas Gerais. A planta de Passos recebeu R$ 2,5 bilhões e deve atingir sua capacidade máxima em meados do próximo ano.
Em 2021, quando o grupo anunciou a expansão em Minas Gerais, a cidade de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, chegou a ser cotada para sediar a nova unidade. No entanto, após impasses judiciais, a escolha foi redirecionada para Passos.

