Compartilhe:

Entre janeiro e agosto deste ano, 744 pessoas cometeram suicídio em Minas Gerais, segundo a Secretaria de Estado de Saúde do estado, uma média de três mortes por dia.

O número representa uma queda de 37,9% em relação a igual período do ano passado, quando 1.199 tiraram a própria vida. Em todo o ano de 2024, foram 1.743 suicídios.

O recuo, entretanto, ainda não pode ser considerado uma tendência, afirma especialista, ao lembrar que há uma defasagem entre o momento da morte, a confirmação da causa e seu lançamento na base de dados das autoridades públicas.

Em outra ponta, levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) detectou que 305 dos 853 municípios mineiros não fizeram investimentos em saúde mental, área diretamente ligada à prevenção do autoextermínio.

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, praticamente a totalidade dos casos de suicídio está relacionada às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente, de modo que a prevenção das mortes está diretamente ligada ao acesso a tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *