O Ministério da Saúde divulgou, no fim da tarde deste domingo (5/10), mais um balanço dos casos suspeitos de intoxicação por metanol no Brasil. Conforme a pasta do governo Federal, o país acompanha 225 casos, sendo 16 confirmados e 209 ainda em apuração. O número de óbitos também subiu desde o balanço divulgado na manhã deste domingo, passando para 15, sendo duas mortes já confirmadas e 13 suspeitas.
O estado de São Paulo permanece como o epicentro do surto, respondendo pela maioria das notificações. Dos 225 casos, 192 foram registrados em território paulista, sendo 14 já confirmados e 178 ainda em investigação. As duas únicas mortes confirmadas no país até o momento ocorreram na capital paulista.
Entretanto, outros 12 estados e o Distrito Federal também registraram notificações. Segundo o ministério, há casos em apuração no Ceará (3), Distrito Federal (1), Goiás (2), Mato Grosso do Sul (5), Mato Grosso (1), Paraíba (1), Pernambuco (10), Piauí (2), Paraná (2), Rio de Janeiro (1), Rio Grande do Sul (2) e Rondônia (1). O Ceará foi o último estado a entrar na lista, onde é investigada uma morte.
Os registros que haviam sido feitos nos estados da Bahia e do Espírito Santo foram descartados após análise laboratorial. Em Minas Gerais, um caso que seria suspeito, na cidade de Santa Maria do Suaçuí, na região do Rio Doce, também acabou sendo descartado.
As informações são enviadas pelas secretarias estaduais de saúde e consolidadas pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS).