Números levantados pela vereadora Maria do Valtair mostram que 1.050 barrosenses não compareceram as suas consultas entre janeiro e julho deste ano. Os dados foram informados na reunião ordinária da Câmara Municipal de Barroso na última segunda-feira (15).
Na oportunidades os parlamentares barrosenses discutiam sobre a aprovação do Projeto de Lei nº17/2025 de autoria da Presidente da Casa, que institui o programa de redução de ausências injustificadas no âmbito da rede municipal de saúde de Barroso. Denominado Saúde é um Compromisso de Todos, o Projeto, que foi aprovado por todos os vereadores, tem como caráter educar os cidadãos no que diz respeito ao comparecimento as suas consultas e exames e em caso de falta, uma justificativa ao setor responsável.
“Quero agradecer a todos pela aprovação e dizer que este projeto não tem caráter punitivo, mas sim educativo aos barrosenses”, diz Maria que tem um conhecimento amplo das reais dificuldades da saúde do município. “É um prejuízo enorme para o executivo. A Prefeitura paga o exame ou a consulta antecipada e o cidadão sequer comparece no local marcado para viagem ou vai ao consultório”, diz Edneia Ávila, Secretária de Saúde da cidade de Barroso.
O Projeto agora aguarda a sanção ou veto do Prefeito Anderson de Paula. O executivo tem 15 dias para transformar em lei ou vetar a proposta do legislativo barrosense.