Compartilhe:

O governo federal lançou, nesta quinta-feira (4 de setembro), o programa Gás do Povo, que irá disponibilizar botijão de gás gratuito para 15,5 milhões de famílias no país. Em Minas, mais de 1,2 milhão de famílias serão beneficiadas, atingindo 3,6 milhões de pessoas, e com a expectativa de distribuição de 5 milhões de botijões por ano. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em Belo Horizonte, no Aglomerado da Serra, o maior de Minas Gerais com cerca de 40 mil moradores, para divulgar o programa.

O Gás do Povo substitui o atual Auxílio Gás. Ao invés do benefício em dinheiro, cada família passará a retirar diretamente o botijão de gás nas revendedoras credenciadas pelo Governo Federal. O benefício ficará disponível para os inscritos no CadÚnico com renda per capita de até meio salário mínimo por mês, com prioridade para aqueles que recebem o Bolsa Família.

Cada família terá direito a uma quantidade determinada de botijões por ano, conforme a composição familiar: até três botijões para famílias de dois integrantes; até quatro para famílias com três integrantes; e até seis botijões anuais para famílias com quatro ou mais membros. Ao total, o programa deve distribuir cerca de 65 milhões de botijões por ano.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), a partir de novembro, mais de 58 mil postos de revenda darão início à distribuição dos botijões de gás.

“Vocês verão pelas ruas, nas vilas, nos morros e nos aglomerados os postos de distribuição com a faixa ‘Aqui tem o Gás do Povo’. Isso é justiça social na veia. Nós vamos trabalhar para fazer um país com desenvolvimento econômico, sustentabilidade e justiça social. Esse é o tripé que nós trabalhamos para poder construir o país que nós queremos deixar como legado”, disse à imprensa antes do início do evento com o presidente Lula.

Haverá um aplicativo gerido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), onde o beneficiário poderá localizar revendas credenciadas e acessar o vale eletrônico. Além disso, será disponibilizado um vale impresso a ser retirado nas agências da Caixa Econômica Federal ou em lotéricas.

Informações O Tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *