Um documentário, disponível no YouTube – Assista abaixo – traz as lembranças e a história de vida de Antônio Justino Ribeiro, o Pai Velho (1889-1961), que foi sepultado em Barroso na década de 60.
O filme de cerca de 30 minutos é baseado no livro com a biográfica de Antônio, contato pelo bisneto Silvio Neves, hoje belorizontino. Além da história que relata aventuras como a fuga de uma fazenda e a forma como Antônio aprendeu a le e depois irou professor, de Projeto que desdobrou na publicação inédita de vinte peças para violão escritas na década de 1920, no livro com uma memória inventada escrito por Silvio Neves, além deste documentário.
Nascido na zona rural de São João del Rei, ele foi músico e professor, regeu bandas no Emboabas (antigo São Francisco do Onça) e em Santa Bárbara do Tugúrio, além de lecionar música, português e matemática em várias fazendas dessa região.
O resgate de sua obra e memória é resultado de pesquisa realizada pelo bisneto de Pai Velho, Sílvio Neves. Outro bisneto, barrosense, é o atual vereador Joelthon Ribeiro, filho da senhora Elizabete Ribeiro, que é Neta de Antônio, que foi escravo nas primeiras décadas do século XX.
VEJA O FILME!