Compartilhe:

Só nos três primeiros meses deste ano, 1.572 desaparecidos foram encontrados em Minas. A média é de 17 pessoas localizadas por dia. Os números representam alta de 25% na comparação com o primeiro trimestre de 2024. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (15) pela Polícia Civil (PC).

No início deste mês, a PC promoveu o reencontro de um jovem de 19 anos com a família. Natural de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, ele estava desaparecido desde outubro de 2024 e vivia em situação de rua na capital.

A PC alerta que, assim que uma pessoa é localizada, a família ou a pessoa desaparecida maior de idade deve procurar uma delegacia ou a Polícia Militar e solicitar o registro de localização.

O mito em torno da espera para registrar desaparecimento ainda persiste, apesar do esforço da polícia em desmistificar essa fake news. O registro deve ser feito imediatamente após identificar a quebra da rotina da pessoa desaparecida.

Veja outras orientações:

Procure uma Delegacia de Polícia ou Unidade da Polícia Militar mais próxima da sua residência para registrar o desaparecimento do seu ente querido. Tenha em mãos seu documento de identidade e uma foto recente e nítida da pessoa desaparecida. O registro do desaparecimento também pode ser feito virtualmente, por meio da Delegacia Virtual

Apesar da carga emocional envolvida, é fundamental manter a calma para que as informações sejam repassadas de forma clara e detalhada para os policiais.

O registro do desaparecimento deve ser feito imediatamente após identificar que houve a quebra da rotina da pessoa desaparecida. Não aguarde 24 horas ou mais para procurar a Polícia. Se o desaparecimento ocorrer no interior, o cidadão deve se dirigir imediatamente à unidade policial mais próxima da sua residência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *