O Grupo de Estudo em Metodologias Ativas (GEMAT), vinculado ao UNIPTAN, tem se destacado como um dos principais impulsionadores da inovação educacional na região de São João del-Rei. Criado em 2016 pela Profª Drª Maria Tereza Lima, atual reitora da instituição, o grupo é atualmente coordenado pela Profª Me. Raquel Borges, que tem conduzido suas atividades com foco na modernização do ensino.
A principal missão do GEMAT é atualizar as práticas pedagógicas, com ênfase na implementação de metodologias ativas que incentivem a autonomia dos alunos e o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI. O grupo busca capacitar o corpo docente, fornecendo ferramentas e recursos que ampliem a eficácia do aprendizado, preparando os educadores para os desafios de ensinar na era contemporânea.
Além de promover a reflexão sobre as mudanças educacionais, o GEMAT também se dedica à aplicação de práticas inovadoras fora do âmbito universitário. Em fevereiro deste ano, o grupo realizou uma série de formações voltadas a professores da rede pública nas cidades de São João del-Rei, Entre Rios de Minas e Resende Costa. Durante esses encontros, temas como o uso da inteligência artificial na educação, elaboração de avaliações inovadoras conforme a BNCC e a aplicação de metodologias ativas em sala de aula foram discutidos.
Os workshops promovidos pelo GEMAT não se limitaram ao aspecto técnico. Também foram abordados tópicos como a ética no uso da inteligência artificial e os desafios relacionados à produção e correção de textos na era digital. Tais reflexões permitiram que os educadores ampliassem sua visão sobre o impacto da tecnologia na educação, além de discutir suas implicações para a prática pedagógica.
De acordo com a coordenadora Raquel Borges “os resultados das formações têm sido bastante positivos. Muitos professores relataram um aumento significativo na confiança ao utilizar novas tecnologias em suas aulas. Educadores que inicialmente se sentiam intimidados pela tecnologia agora a utilizam de forma intuitiva, criando avaliações e atividades de aprendizado mais modernas e eficazes, facilitando a criação de aulas dinâmicas e alinhadas à BNCC.”
Através dessas iniciativas, o GEMAT/UNIPTAN não apenas acompanha as tendências educacionais globais, mas se posiciona na vanguarda da transformação pedagógica regional. O grupo continua a trabalhar incansavelmente, adaptando suas estratégias às necessidades específicas de cada contexto educacional, com uma visão clara: transformar cada sala de aula da região em um espaço de inovação, descoberta e aprendizado efetivo.
Em síntese, o GEMAT tem se mostrado um catalisador de mudanças positivas na educação, não só dentro do UNIPTAN, mas também exercendo um impacto positivo na rede pública de ensino. Suas ações estão preparando educadores para os desafios educacionais do futuro e, por consequência, melhorando a qualidade da educação na região.