No dia 29 de novembro, sexta-feira, a cidade de Barroso receberá o espetáculo “Luminô”, uma versão pocket do repertório do grupo Tambores de Aço da Fundação CSN. A apresentação acontecerá na Praça Sant’Ana, no centro da cidade, às 19h30.
“Luminô” é o mais recente espetáculo do Tambores de Aço e permitirá ao público presente um mergulho na trajetória musical do grupo. Como concepção artística, a apresentação remonta à produção do aço em seu processo de matéria-prima, onde o ferro gusa é aquecido e torna-se um espetáculo aos olhos do público. Em sua finalização, o aço está pronto para a sua utilização, assim como o som final com os instrumentos tambores de aço (Steel Drump). A cenografia da apresentação é inteira composta por velas.
“Pensamos nesse espetáculo como voltado para a essência da CSN, que é a produção do aço e, ao mesmo tempo, quisemos trazer essa concepção artística na forma cenográfica, porque é com a finalização do aço que a gente tem os tambores, o som e as músicas”, explica Letícia Costa, coordenadora do Tambores de Aço. As velas no cenário foram pensadas por conta do fogo, que traz a ideia do ferro gusa e do derretimento das peças que são utilizadas para a produção de aço. “A partir disso, a gente consegue juntar o que é artístico com o que é real da produção [do tambor de aço]”, destaca a coordenadora do grupo.
Tecnicamente, a apresentação traz uma união do que o Tambores de Aço já apresentou nesses mais de 10 anos de trajetória, reunindo sucessos de Michael Jackson, de samba raiz e Beatles. Agora, o público pode ver um pouco de cada faceta do grupo, além de versões e músicas inéditas, junto a uma melodia mais refinada, mais leve e um ritmo mais fluido. “A gente faz uma mescla de cantores e artistas que são emblemáticos, que são antigos, com cantores que são populares e modernos também”, explica Letícia.
Nas minas, entre rochas e chão, surge o ferro bruto. É a partir da siderurgia que o aço se molda ao calor das chamas e a matéria se transforma. As linhas de produção criam peças variadas que estão presentes nas estradas, pontes, nas casas das pessoas. Todo esse processo é responsável pelo crescimento econômico e da transformação nos territórios de atuação. “Luminô” é o resultado da transformação do aço e das pessoas. O espetáculo é uma parceria entre a Fundação CSN, Prefeitura de Barroso e CSN Cimentos.
Sobre o Tambores de Aço:
O grupo surgiu em 2020, em Volta Redonda (RJ), sendo constituído por jovens bolsistas que incorporam como meio de difusão cultural o caminhão-palco da Fundação CSN.
O Tambores de Aço já se apresentou em espaços consagrados como o Festival de Inverno de Bonito e Fórum Latino-Americano de Educação Musical. Já tendo apresentado grandes sucessos dos Beatles, o grupo chega para a nova turnê, intitulada Nossas Raízes, com um repertório que traz o samba raiz em sua musicalidade.
Sobre a Fundação CSN:
A Fundação CSN é o braço social do Grupo CSN, realiza projetos em âmbito nacional e nas principais cidades em que a empresa tem suas unidades de negócios. Seu propósito é transformar vidas e comunidades por meio do desenvolvimento social, educacional e cultural. Enxerga seu potencial de mudança através do conhecimento e oportunidades que geram transformação. Entende que olhar para o futuro é educar, articular, promover projetos e experiências culturais. Essa é a sua essência e os pilares que norteiam sua atuação.
Exerce projetos de ação direta em educação como programas de bolsas de estudos em suas escolas e projetos de desenvolvimento pessoal e profissional. E na cultura, suas iniciativas buscam transformar a sociedade por meio da expressão cultural.