Falta menos de uma semana para as eleições municipais que acontecem em todo o Brasil no próximo domingo, dia 6 de outubro de 2024. A população vai escolher prefeitos e vereadores em mais de 5 mil e 500 municípios. (Total: 5.565)
Em Barroso, como não existe segundo turno (somente para cidades com mais de 200 mil eleitores), a população já conhecerá os novos governantes por volta das 18h, uma hora após o término da votação.
Esta será a primeira eleição municipal sem o Ponto de Atendimento do Cartório Eleitoral. O serviço foi encerrado em Barroso pouco depois das eleições de 2020. Desta forma, as urnas são encaminhadas para a cidade de Prados, Comarca responsável pela apuração de quatro cidades: Barroso, Dores, Prados e Lagoa Dourada.
Ao todo, em Barroso são 54 seções e 11 locais de votação espalhados por toda a cidade. Os cerca de 17 mil eleitores vão escolher prefeito, vice e vereadores. São nove vagas na Câmara Municipal de Barroso.
Na briga pela prefeitura são duas chapas: Anderson de Paula e Eduardo Pinto, que concorrem a reeleição pelo PSD, com o número 55, e, Baldonedo Napoleão e Állan Campos, pelo PL, com o número 22. No legislativo são oito partidos concorrentes, sendo cinco que apoiam Anderson (PSD/PP/UNIÃO BRASIL/AVANTE e PODEMOS) e dois que apoiam Baldonedo (PL e PRD). Um partido é independente, a Federação PV/PT. Ao todo são 79 candidatos a vereador na cidade.
Até a quinta-feira podem acontecer os comícios. Mesmo prazo de encerramento do horário eleitoral no rádio. Carreatas e passeatas são permitidas até ás 22h do sábado, 5 de outubro.
LEIA TAMBÉM
Lei Seca não será aplicada em Minas Gerais nas eleições municipais deste ano