Compartilhe:

O período eleitoral é um bom momento para discutirmos a importância da Política em nossas vidas. Por mais que alguns afirmem que “não gostam de política”, nós somos seres políticos. A Política está no nosso dia-a-dia, e a política partidária e eleitoral é indissociável da vida em comunidade.

Desde que escolhemos (sim, escolhemos…) sermos uma democracia representativa, decidimos que todos os contornos de nossa vida social seriam decididos pelos nossos representantes. Isso mesmo: Prefeitos, Vereadores, Deputados, Senadores, Governadores e Presidente são NOSSOS REPRESENTANTES. E o que significa isso? Estão no cargo defendendo os

nossos interesses, e não os deles.

Será que nós temos consciência disso e estamos escolhendo nossos representantes para que defendam nossos interesses? Analisemos, a princípio, a questão dos vereadores. Muitas vezes, decidimos nossos votos não por que entendemos que este ou aquele irá defender nossos interesses, mas sim por situações outras. Já ouvimos falar que Fulano votou em Beltrano “porque ele precisa, já que tem filho doente”. Ou ainda, “vou votar em Cicrano porque ele é meu primo”. E mais: “vou votar naquele porque é meu amigo.” Não, caros leitores, essas não podem ser frases que definem nosso voto para vereador. Muitos de nós não têm ideia da importância de um vereador na vida da cidade. Muitos sequer se lembram em quem votou nas últimas eleições…

Não podemos eleger desta forma.

Em uma democracia representativa como a nossa, os nossos escolhidos têm que defender os ideais que nós estamos almejando. Não podemos eleger um vereador por ser amigo, primo ou filho de quem quer que seja. Cabe a nós escolhermos o vereador porque esperamos que ele faça um bom papel na Câmara, buscando o bem da comunidade. Os vereadores não são meros fantoches. Estão na Câmara Municipal para defender o que realmente queremos: uma cidade melhor. Para se ter uma ideia da importância da vereança, os quatro candidatos ao cargo de Prefeito e Vice-prefeito em nossa cidade foram (ou ainda são) vereadores. E, na Câmara, certamente, fizeram um bom papel, por isso almejaram vôos maiores. A Lei do Orçamento, a lei mais importante na administração de qualquer Município, por exemplo, tem que ser aprovada pela Câmara, sendo que os vereadores podem apresentar emendas, aprovar ou discordar daquilo que foi proposto pelo executivo. Ou seja, se será feita uma escola, um posto de saúde ou será realizada o calçamento de uma rua, isso também é uma decisão da Câmara de Vereadores, demonstrando, pois, a importância do Legislativo municipal. Então, nobres leitores, façamos valer nosso voto. Temos que buscar informações sobre os candidatos para que possamos escolher um que, de fato, nos represente, independe de amizade, parentesco ou piedade.

Não podemos votar em candidatos que representam interesses que não são os nossos. Como já dito acima, são eles nossos representantes, ou seja, representam a nossa vontade e não a deles.   Assim, pela importância de nosso voto para vereador, conclamo a todos que estudem as ideias e a vida daquele que você escolheu para ser seu representante, sob pena de você estar dando a sua autorização para que ele faça coisa diferente das que você gostaria. Voto consciente: esse nosso lema.
por Gian Brandão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *