O pré-candidato a vereador de Cataguases Rodrigo Fidelis Mappa foi condenado pela Justiça a pagar R$ 5 mil por veicular propaganda eleitoral irregular em uma rede social fora da data correta.
Segundo o processo, o Ministério Público Eleitoral entrou com uma representação contra o político por conta de uma postagem feita no dia 18 de abril de 2024. No vídeo, ele dizia a seguinte mensagem:
“Vamos lutar para que isso acabe. Nessas eleições votem certo, votem direito, olhem o absurdo que está acontecendo. A Copasa tem que ser parada porque quem sofre é a população de Cataguases, um abraço do seu amigo Rodrigo Mappa”.
Para o MP, o vídeo foi divulgado como um ‘santinho’, uma vez que Rodrigo se apresentou como pré-candidato a vereador, usando também a imagem dele e a expressão ‘juntos somos mais fortes por uma Cataguases melhor’.
Vale lembrar que as propagandas ainda não são permitidas, somente a partir do dia 15 de agosto, conforme o calendário eleitoral. Ainda segundo a decisão, ele não perdeu os direitos políticos e pode recorrer.
Em contato com o g1, Rodrigo Fidelis Mappa, informou que “o vídeo que fiz para internet, que postei nas redes sociais, eu achei que não foi com cunho político, não foi com a intenção de pedir voto, ou de influenciar qualquer pessoa”. Ele confirmou que vai recorrer da decisão.