Um dos colégios estaduais mais tradicionais da cidade, o Francisco Antônio Pires, o FAPI, como é conhecido, completou seus 77 anos. A sexta-feira (15) festiva começou com a participação dos alunos, professores e servidores na procissão da penitência e terminou com uma solenidade na Câmara Municipal de Barroso. O dia foi de festa e muitas comemorações na instituição.
Na oportunidade, com a presença de autoridades, foram entregues troféus a cidadãos que passaram e continuam pela escola, em diversas categorias. Entre eles, a ex-professora Leila Barbosa, que por muitos anos lecionou no FAPI. “Apesar de tanta inversão de valores, tantos problemas e adversidades, eu continuo a acreditar no poder da educação”, descreveu Leila em seu depoimento em nome dos homenageados.
Representando o Legislativo barrosense, o vice-presidente da Câmara, Luizinho Moreira, esteve presente e também falou aos presentes. “Apesar da idade, é uma escola cada vez mais jovem, moderna e importante para a nossa sociedade”, diz Luizinho que parabenizou a todos aqueles que passaram pela escola e marcaram história.
O atual Diretor da escola, Douglas William, também agradeceu aos presentes e falou sobre a importância da educação na vida das pessoas. “Essa histórica instituição é um marco barrosense. Não por ser a mais antiga, mas pelos profissionais, que ao longo do tempo, por lá passaram. Parabéns a todos que ajudaram o FAPI ser essa referência”, ressalta.