Faltando exatamente um ano para as eleições municipais de 2024, confira a entrevista que o pré-candidato Antônio Claret deu ao barrosoemdia. O atual prefeito Anderson de Paula, e o candidato nas últimas eleições Baldonedo Napoleão, também foram questionados, mas não confirmaram as candidaturas.
Antônio, como você avalia a sua participação na última eleição municipal?
Do ponto de vista pessoal, considero minha participação nas últimas eleições como uma grande realização. Confesso que tudo o que eu fiz e construí na minha trajetória pessoal, acadêmica e profissional foi feito pensando em assumir tal responsabilidade e me apresentar da melhor forma possível e com a melhor qualificação possível para servir à nossa gente. Creio também que fomos capazes de apresentar um projeto consistente para a cidade. Apresentamos um plano de governo original, fizemos nossa campanha de maneira ousada e criativa e colhemos um resultado muito expressivo. E devo ressaltar ainda que esse processo foi fruto de uma grande aliança, com um grupo engajado e extremamente qualificado. Não vencemos a eleição, mas o nosso projeto de enfrentamento dos reais problemas da cidade e de transformação de Barroso em uma cidade líder em qualidade de vida e desenvolvimento sustentável segue vivo e pulsante.
Qual aprendizado ficou da última eleição?
Participar de uma campanha eleitoral nos oferece uma oportunidade única de muitos aprendizados: gestão de campanha; gestão pública; comunicação; mediação de conflitos; negociação; participação cívica; contabilidade; legislação; etc. É uma verdadeira pós-graduação! Dentre todos os aprendizados, porém, creio que o principal seja o ganho de empatia. Uma campanha nos torna mais conscientes da realidade. Ouvir as preocupações, frustrações, sonhos e desejos das pessoas é algo profundamente transformador. A gente cresce também como coletividade, como grupo político e passa a reconhecer a importância e valorizar cada vez mais o diálogo e a construção conjunta. É esse processo e o compromisso com cada barrosense que nos tornam mais resilientes e motivados.
Três anos se passaram, como você vê a cidade hoje com a administração do atual Prefeito Anderson?
A elite política que hoje administra a prefeitura é a mesma que esteve à frente do executivo municipal na maior parte do tempo nos últimos 20 anos. O que a gente observa, então, é um museu de grandes novidades: reconstrução de praças, desfile pomposo de 7 de setembro, festas etc. Acontece, porém e infelizmente, que as duas últimas décadas e os últimos 3 anos foram de grande estagnação para nossa cidade. Não há uma atenção efetiva aos reais problemas da cidade, intervenções estratégicas que promovam o desenvolvimento pensando nas gerações atuais e futuras.
Quais os setores você vê pontos negativos?
O último censo revelou que nosso crescimento populacional foi de cerca de 1/3 da média nacional. Na economia, os dados do PIB municipal mostram que as cidades vizinhas de mesmo porte cresceram em um ritmo maior que o nosso. Aqui a desigualdade aumenta e o desemprego afeta mais a população mais pobre. As demandas se avolumam, mas a Assistência Social está estagnada. Em 2021 nossa educação piorou. Hoje, apenas 37% das nossas crianças no nono ano da rede pública tem aprendizado adequado em português e só 19% em matemática. Isso é uma tragédia. Na saúde fomos reprovados no teste da pandemia, a atenção básica vai mal e estamos todos assistindo abismados ao que estão fazendo com o hospital. No meio ambiente é chocante pensar que nossa cidade não tem esgoto tratado e que seguimos sendo uma das cidades menos arborizadas do país. A explosão de violência nos últimos anos é, portanto, consequência do conjunto de tantas deficiências. Estamos vivendo uma emergência social, econômica e ambiental e não estamos priorizando adequadamente nossos investimentos públicos.
Com relação ao seu grupo político, como está?
Eu sou muito grato pelos encontros que a política me proporciona. Tenho sincera admiração por cada uma das pessoas que se identificam com um projeto de cidade coerente e fazem parte do nosso grupo. Somos um grupo diversificado e com muitas lideranças promissoras. No nosso grupo não existe espaço para apadrinhamento ou autoritarismo e temos construído um caminho para 2024 com muito respeito, horizontalidade e diplomacia. Nosso propósito é permitir que as pessoas, desde os nossos candidatos e candidatas até os servidores públicos municipais, em uma futura gestão, possam colocar em prática seus talentos e potenciais da melhor forma e em benefício da cidade. Para nós a política deve ser um espaço de realização, alegria, propósito e trabalho e não um espaço de violência simbólica, falta de reconhecimento, assédio moral ou pressão desmesurada. Posso dizer que os barrosenses percebem esses valores e qualidades em nosso grupo, tanto é assim que temos sido procurados constantemente por muitas pessoas que querem ser candidatas e participar conosco dessa missão.
De todo modo, nossa tarefa não é só consolidar e fortalecer um grupo. Nosso grande objetivo para o próximo ano é também dialogar a fim de estabelecer as pontes necessárias com outros grupos políticos da cidade. Quando as eleições de 2020 terminaram, além de agradecer à população e desejar boa sorte aos vencedores, fiz um aceno claro e de coração aberto para a construção de uma aliança ampla, reunindo forças históricas de peso, com o propósito de construção conjunta de um projeto para nossa cidade. Eu tenho grande respeito e admiração pelas pessoas e partidos com os quais estamos conversando e uma confiança muito grande na formação de uma frente ampla para fazer Barroso avançar como merece.
No que diz respeito a vice (levando em conta a situação do Adelmo hoje) como estão as conversas?
Ainda é muito cedo para definir a construção de uma chapa. O que posso dizer, aproveitando-me da pergunta, é que nas últimas eleições eu tive uma felicidade muito grande por ter tido o Adelmo ao meu lado. Todas as homenagens do mundo seriam poucas para esse ser humano extraordinário. O Adelmo entende como poucos a alma do barrosense e é um companheiro muito fiel. Com ele, ao longo de nossa caminhada, em cada bairro, em cada rua, em cada casa, pude aprender um pouco mais sobre nossa terra e sobre as carências e dificuldades da nossa gente. Meu parceiro está agora enfrentando uma grande batalha e eu quero desejar-lhe muita força, muita saúde e muitas bênçãos de Deus.
Você se considera uma pessoa presente nas atividades da comunidade hoje?
Creio que a minha participação na vida da comunidade se dá em muitas frentes. Na política, por exemplo, em 2022, nós fizemos uma bela campanha e elegemos nossos deputados federal (Dr. Frederico) e estadual (Rafael Martins). Com a ajuda de ambos temos mobilizado milhões de reais em investimentos para áreas realmente prioritárias. No debate público, tenho participado como colunista semanal na rádio Atrativa FM, sempre discutindo temas de interesse da nossa sociedade e recebendo críticas e sugestões dos ouvintes.
Além disso, todos os dias, sem exceção, interajo e recebo mensagens, ligações e visitas de barrosenses. São pessoas que compartilham comigo um pouco dos seus sofrimentos e angústias. Esses cidadãos e cidadãs me permitem ter uma visão muito apurada e instantânea dos principais problemas da cidade, desde a insegurança alimentar até a falta de remédios na farmácia, passando por inúmeros outros dilemas. É também por meio dessa interação pessoal que acabo apoiando e participando de todo tipo de evento, atividades de associações de bairro e religiosas, eventos esportivos, palestras e encontros de menor porte, mas não menos relevantes. Para o Dia das Crianças, por exemplo, fui convidado e estou apoiando as celebrações em diferentes bairros da cidade.
O que acontece, muitas vezes, é que os investimentos que conquistamos e essa participação na vida da comunidade não ganha os holofotes. Nós não temos condições de fazer os investimentos milionários em marketing que a prefeitura faz. Não conseguimos comprar espaço na mídia como a prefeitura compra. Por isso, essa acaba sendo uma briga de Davi contra Golias. Por último, acerca de uma participação, digamos, mais cotidiana, devo dizer que adoraria poder fazer parte do time da pelada semanal, do encontro de casais, frequentar o bar do Eli nos dias de jogo ou comer o torresmo do Tadeu todo sábado. Infelizmente, porém, as demandas do meu trabalho e a rotina de viagens, por enquanto, não me possibilitam essas pequenas alegrias da vida adulta e que só Barroso pode proporcionar.
Mensagem para a população
A nossa cidade completa 70 anos de emancipação política neste ano. O sonho que Geraldo Napoleão e nossos emancipadores tiveram e realizaram para nossa cidade é um sonho de prosperidade, igualdade, paz e qualidade de vida. É o sonho de uma cidade independente e livre de verdade. Para os mais jovens, para aqueles que cresceram nos anos 2000, talvez seja difícil acreditar que Barroso um dia foi a cidade de maior desenvolvimento econômico e que mais empregava em toda a região. Para esses jovens talvez seja difícil imaginar que Barroso esteve entre as cidades com a maior arrecadação de Minas Gerais e do Brasil. Foi nessa época que o poeta Paulo Terra cunhou uma frase que viria a se tornar nosso slogan: “Barroso, cidade que ajuda a construir o Brasil”. Hoje, infelizmente, nossa cidade é extremamente dependente dos recursos e políticas dos governos estadual e federal. Infelizmente as oportunidades que geramos localmente de emprego, saúde, educação e em todas as demais áreas são insuficientes para as demandas e necessidades da nossa população. Apesar de tantas dificuldades, porém, a mensagem que gostaria de deixar é uma mensagem de esperança. Quando soprarmos as velinhas do aniversário de Barroso no dia 12 de dezembro, vamos todos desejar o melhor para nossa cidade e vamos todos trabalhar e perseguir a mudança que tanto queremos ver na nossa terra.