Um ato pró-vida, contra o aborto, aconteceu na noite dessa terça-feira (17) em Barroso. A reunião foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Barroso, no prédio dos Três Poderes.
Ao lado da grupo barroso.provida, o vereador Didio Barbeiro foi o responsável pela realização do evento que contou com a participação de representantes de associações, líderes religiosos, autoridades e cidadãos barrosenses.
“Este é o segundo passo que estamos dando em Barroso contra o aborto, porque toda vida importa”, diz o vereador que no mês passado enviou uma moção de apoio ao ao senado federal e a câmara dos deputados pelo posicionamento contrário ao aborto.
Além de discursos a favor da vida, o ato teve apresentações e diversas manifestações contra o aborto. Os atos vêm acontecendo em todo o Brasil.
Tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) a ADPF n° 442, que pede a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação.
Atualmente, o aborto é criminalizado exceto em três situações: gravidez decorrente de estupro, risco à vida da gestante e anencefalia do feto. As duas primeiras situações estão previstas no artigo 128 do Código Penal, vigente desde 1940. Já a terceira situação, de interrupção em caso de anencefalia do feto, foi descriminalizada pelo STF em votação que ocorreu em 2012.
