Hélio Costa, ex-ministro das comunicações, foi eleito presidente do Conselho de Administração da Light. A empresa é uma das maiores no ramo de energia elétrica do Brasil. Sediado na cidade do Rio de Janeiro, o grupo oferece serviços de distribuição, geração e comercialização de energia para mais de 30 municípios do estado fluminense. É uma espécie de Cemig, do Rio.
O barbacenense, de 83 anos, além de ministro das Comunicações do presidente Lula entre 2005 e 2010, esteve na presidência da PetroRio, segunda maior petroleira do Brasil; presidiu o grupo Copel Telecom e é membro do conselho da Associação Brasileira de Teleserviços (ABT).
Na política foi deputado federal por Minas Gerais duas vezes. Foi eleito senador. Candidatou-se duas vezes para governador de Minas Gerais e perdeu as eleições.
Enquanto comunicador, sua carreira teve início como radialista, em Barbacena. Em Belo Horizonte trabalhou na Rádio Itatiaia. Foi repórter dos jornais Estado de Minas e Diário da Tarde, além de apresentador da TV Itacolomi, então afiliada da Rede Tupi.
Na carreira internacional, mais especificamente em Washington, onde trabalhou na rádio internacional Voz da América e implantou a sucursal internacional da Rede Globo nos Estados Unidos. Como repórter internacional, esteve em 73 países e cobriu os conflitos em El Salvador, Nicarágua e no Oriente Médio, fazendo reportagens especiais para programas como o Fantástico. Na TV Globo também apresentou o primeiro programa Linha Direta.
Informações Barbacena Tem