Compartilhe:

Durante a manhã desta quarta-feira (7), o Corpo de Bombeiros Militar de Barbacena foi acionado para atendimento de ocorrência de soterramento de terra no bairro Retiro das Rosas.

De acordo com os operários, a vítima, de 20 anos de idade, estava trabalhando de costas para um talude, abrindo uma caixa para construção de um muro de arrimo, quando o barranco cedeu, soterrando-a completamente.

No local, os militares se depararam com um amontoado de terra, sem indícios da localização da vítima. Diante da situação, a equipe que atendeu a ocorrência se orientou pelos relatos das testemunhas, encontrando rapidamente a vítima, que estava inconsciente e com os sinais vitais fracos.

Foi liberada a cabeça da vítima e foram iníciados os primeiros socorros. Entretanto, a vítima veio a falecer no local, enquanto os militares realizavam escoramentos para estabilizar o barranco, que chegou a desmoronar parcialmente várias vezes durante os trabalhos de escavação e resgate.

A escavação durou cerca de uma hora e trinta minutos, contando com o empenho de uma retro escavadeira, sete bombeiros e cinco operários, utilizando de enxadas, pás de campanha e as próprias mãos para preservar a integridade física do vitimado.

Logo após a remoção do corpo da vítima houve novo deslizamento de terra, que por questão de minutos não atingiu as equipes que trabalhavam nas escavações.

Após as operações de escavação, os militares acompanharam a interdição da obra pela Defesa Civil de Barbacena e os trabalhos da perícia técnica da Polícia Civil.

OUTRA OCORRÊNCIA

Horas antes, o Corpo de Bombeiros foi acionado para ocorrência de soterramento com múltiplas vítimas no loteamento Campo Belo, próximo ao posto Andorinhas.

De acordo com as vítimas, todos os atingidos encontravam-se dentro de uma vala, onde estaria sendo construído o sistema de captação pluvial, quando um caminhão betoneira carregado tombou sobre eles, causado lesões diversas em três trabalhadores e soterrando completamente um quarto trabalhador.

A vítima soterrada estava totalmente presa na vala, com o caminhão tombado sobre ela em uma situação extremamente delicada, onde o seu capacete de proteção individual ficou prensado entre os taludes, garantindo um bolsão de ar e salvando sua vida.

Diante da situação, a equipe que atendeu a ocorrência efetuou a estabilização dos taludes e iniciou as escavações com uso de pás de campanha e as próprias mãos. Os trabalhos de escavação ocorreram sob extrema periculosidade, durante aproximadamente 45 minutos.

Após a remoção da vítima soterrada e o atendimento de primeiros socorros aos demais atingidos, todos foram conduzidos ao pronto socorro do hospital Regional de Barbacena para atendimento médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *