Compartilhe:

É comemorado, nesta quinta-feira (25), o Dia Nacional da Adoção no Brasil. Atualmente, em Minas Gerais, há 573 crianças aptas à adoção e 4.551 pretendentes habilitados para adotarem, conforme dados do Tribunal de Justiça do estado. Ainda assim, a fila de espera para receber uma criança pode durar cerca de seis anos.

Segundo o juiz José Honório de Rezende, responsável pela Vara Cível da Infância e Juventude de Belo Horizonte, a demora na fila para a adoção e o número superior de pretendes a crianças aptas à adoção se dá devido ao perfil procurado pelos futuros pais. Normalmente, as pessoas procuram adotar crianças de até três anos. Entretanto, grande parte das crianças aptas à adoção são mais velhas e, muitas vezes, possuem irmãos.

“Crianças de 0 a 3 anos leva uma média de 5 a 6 anos para que, uma vez habilitado, a adoção possa ser concretizada. Então, é um tempo longo de espera, e nesse tempo é muito importante que os habilitados os pretendentes sejam orientados acompanhados também pela sociedade civil, pelos grupos de apoio adoção, que fazem um trabalho muito importante nessa matéria”, explica o juiz.

Informações Itatiaia

Conheça o grupo de apoio que nasceu em Barroso

Nasce em Barroso o Grupo de Apoio a Adoção “Gerados em Deus”. Conheça!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *