Compartilhe:

Durante a noite da última quarta-feira (8), ocorreu a Reunião Solene do Dia Internacional da Mulher. A tradicional reunião, onde acontece a condecoração com a entrega do Diploma e da Medalha da Comenda Feminina do Mérito Social e Cultural “Dona Quininha”, a mais alta condecoração conferida pelo Legislativo Municipal especialmente às mulheres de Barroso, durou cerca de uma hora e contou com a presença das autoridades barrosenses.

E neste ano de 2023, a homenageada foi a senhora Iana Maria Ubatuba de Andrade, moradora do Caetés, que está há mais de 25 anos na cidade. Dona Iana, como é conhecida no povoado, é natural de Rosário do Sul, no Rio Grande do Sul. Ela morou  nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, mas foi em Minas Gerais, mais precisamente em Barroso, que criou raízes e muito colaborou para a população barrosense. Depois de quatro anos como Presidente da Associação de Moradores do Caetés, ela hoje é Presidente de Honra no Caetés.

A reunião, que foi Presidida pelo vereador Nem da Autoescola, teve, além do discurso da homenageada, a Assistente Jurídica, Mariane Di Angelis, que falou em nome do legislativo barrosense e Jacqueline Mercês, que representou e discursou em nome do executivo.

Além da Medalha Dona Quininha, também foram entregues na noite festiva do Dia Internacional da Mulher, o Título de Cidadã Honorária e Diplomas de Honra ao Mérito. A Professora Aparecida Lucinéia Ferreira Graçano, conhecida como Téia, que por muitos anos contribuiu para o ensino barrosense, foi uma das homenageadas da noite e levou o Diploma de Honra ao Mérito por indicação do vereador João Campos, o Golô.

“De todos os currículos da minha vida, nenhum teve maior importância do que a formação e educação de valores recebidos pelos meus pais. Foram eles, aliados à família, amigos e grandes mestres que fizeram de mim essa professora”, diz Téia que é formada em Normal Superior e tem pós-graduação na área.

Quem também recebeu o Diploma de Honra ao Mérito foi Simone Aparecida Domingos,  por indicação do vereador Didio Barbeiro, que conferiu a homenagem pela sua implacável luta para ser mãe e engravidar de trigêmeos. Também foi conferido pelo vereador Didio Barbeiro o Título de Cidadã Honorária a Simone Cristina da Paz Rodrigues, pelos seus relevantes serviços prestados às crianças carentes do município de Barroso. Simone é natural de Congonhas, na região central de Minas Gerais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *