Foi protocolado na Câmara Municipal de Barbacena o projeto de lei de autoria do vereador Flávio Maluf que institui um feriado municipal em comemoração ao Dia da Beata e Serva de Deus, Isabel Cristina, em Barbacena.
A proposta é que seja feriado no dia primeiro de setembro, data da morte de Isabel.
A justificativa do projeto de lei é que Isabel viveu os valores cristãos e espiritualidade vicentina, que inspiraram a sua caminhada de fé e atenção aos mais pobres e necessitados.
Em primeiro de setembro de 1982, aos 20 anos, ela foi brutalmente assassinada em Juiz de Fora. Seu agressor tentou violentá-la sexualmente e não obtendo êxito deferiu-lhe 15 facadas.
Devido a forma como morreu, mas sobretudo como viveu, em 26 de janeiro de 2001, foi instaurado oficialmente o tribunal para a causa de beatificação da jovem Isabel.
Em 27 de outubro de 2020 o Papa Francisco autorizou a publicação do decreto reconhecendo o martírio de Isabel Cristina, possibilitando que ela fosse proclamada beata. A cerimônia aconteceu no último dia 10 de dezembro.
Segundo a assessoria de Comunicação da Câmara de Barbacena, o projeto deve entrar em pauta no ano de 2023. O projeto passará por trâmites internos e entrará em votação no plenário.