Compartilhe:

A emancipação politico-administrativa aconteceu exatamente em 12 de dezembro de 1953, ou seja, há exatos 69 anos, que estão sendo completados nesta segunda-feira, 12 de dezembro de 2022.

Com cerca de 20 mil habitantes, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, estima-se que são mais de 25 mil habitantes, a cidade do cimento, como também é conhecida pelo mundo, bate na porta dos 70 com muitas histórias e conquistas.

Apesar da pouca idade, em comparação com outros municípios da região, a história de Barroso começou muito antes da sua emancipação, a referência mais antiga à Fazenda do Barroso é de 1715 quando Antônio da Costa Nogueira, procedente de Vermoim em Portugal, aqui se estabeleceu.

 

Fotos: Preto TST

 

Dentre os povoadores da região seu nome se destaca, foi responsável pela construção de uma capela dedicada a Senhora Sant’Ana. A fim de assegurar o valor do dote exigido para edificação das capelas particulares, hipotecou seu sítio conforme escritura pública em 05/03/1729.  Ou seja, desde o pouso para os tropeiros, lá se vão quase 300 anos de Barroso, que já pertenceu a Dores de Campos, Prados e Tiradentes.

Já nos anos 20, com a intensificação da extração da Cal, e posteriormente a vinda da Fábrica de Cimento, nos anos 50, Barroso cresceu consideravelmente. “E lá se vão”, como diria os mineiros, um bocado de histórias e seus quase 300 anos da Fazendo do Barroso, e, agora, seus 69 anos de administração.

GANHE UMA PIZZA DA PIZZARIA SABOR EM PEDAÇOS

Entre no Instagram e poste uma foto de Barroso marcando a pizzaria Sabor em Pedaços !

No final do dia rola o sorteio de uma pizza grande!

Veja o vídeo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *