Nesta quinta-feira (8), assim como em grande parte do estado de Minas Gerais, Barroso celebra o feriado de Imaculada Conceição. De acordo com a Lei Municipal 789, datada de 1977, o feriado religioso é adotado na cidade.
Já no próximo dia 12 de dezembro, é celebrado o aniversário de Barroso, sendo 69 anos de emancipação político-administrativa, mas não é feriado por lei.
Além do feriado religioso comemorado neste 8 de dezembro, também é feriado em Barroso no dia 26 de julho, quando se comemora o dia de Sant’Ana, padroeira da cidade. O município possui outros dois feriados religiosos: Sexta-feira da Semana Santa e Corpus Christi.
De acordo com as tradições locais, Barroso procura manter um número que não deveria ser superior a quatro feriados municipais por lei. Também é feriado Barbacena, São João del Rei, Dores de Campos, Prados e Tiradentes, cidades vizinhas do Campo das Vertentes.
Veja a Lei:
O QUE FUNCIONA?
Porém, por estar próximo do natal, muitos comerciantes preferem abrir as portas e por isso, haverá mudança no funcionamento de alguns serviços na cidade. Confira o que abre e o que fecha no município.
Transporte e trânsito
O transporte coletivo (lotação) irá operar com quadro normal.
Bancos
Agências fechadas estão fechadas para o atendimento ao público neste dia 8 de dezembro.
Saúde
As Ubs não funcionam.
Limpeza Urbana
Não haverá coleta de lixo na quinta. A limpeza urbana será realizada na sexta-feira em dois horários.
Assistência Social
Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)
Não funcionam.
Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS)
Não funcionam.
Prédio dos Três Poderes
Prefeitura, Câmara Municipal e Judiciário não funcionam.
NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO
A Imaculada Conceição ou Nossa Senhora da Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha (em latim, macula) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. A Igreja Católica também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.