Diante de uma enxurrada de mentiras nas redes sociais, o barrosoemdia vem contribuir com a verdade e indicar aos internautas sites e redes sociais que desmentem as chamadas fake news, notícias falsas. São pelo menos seis agências que trabalham só para desmentir boatos e notícias falsas.
“Este boné que o Lula está usando é de uma facção de traficantes” ou “Collor será Ministro de Bolsonaro”, mentiras como estas, repetidas várias vezes na internet e proliferadas nos grupos de famílias do whatsapp tem crescido, diante da decisão política que se aproxima, nos últimos dias.
E para combater, cada internauta, que queira realmente divulgar verdade, basta conferir em alguns site e redes sociais o que é verdade neste mundo de inúmeras mentiras que é a internet. “90% do que jogam no grupo da minha família é mentira”, se cada um fizesse uma checagem antes, uma simples checagem, teríamos menos brigas entre família”, diz um internauta.
Recebeu uma mensagem no celular ou viu uma publicação em rede social e quer saber onde pode verificar se é verdade ou se é fake news? Acesse as principais agências de checagem que existem hoje no Brasil. A indicação é do Conselho Nacional de Justiça.
Ao menos seis agências estão facilmente disponíveis, são elas:
Portanto, cabe ao internauta que quer divulgar apenas verdades, somente aqueles que querem, fazer uma breve consulta em um destes sites ou redes sociais.