As chuvas de granizo ocorridas na tarde dessa terça-feira (4), causaram inúmeros estragos na região, fazendo com que as Prefeituras de Barbacena e São João del Rei decretassem alerta de emergência.
Em Barbacena, as ruas da cidade ficaram alagadas, casas destelhadas e 63 pessoas estão desalojadas. De acordo com a Prefeitura, o objetivo é facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre. “Fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais e a convocação de voluntários”, informou o órgão em nota.
Ainda conforme o Executivo, quase 100 atendimentos foram realizados pela Defesa Civil. As localidades mais afetadas foram: Dom Bosco, Guido Roman, Carmo, Colônia Rodrigo Silva, Ponto Chique do Martelo, Ponte do Cosme e Padre Brito.
SÃO JOÃO DEL REI
De acordo com a Defesa Civil da cidade, “foram aproximadamente 20 minutos de chuva, iniciada por volta das 14h30. Foram vários danos a imóveis, principalmente em regiões mais periféricas, onde as casas são de telhas”, informou o coordenador da Defesa Civil Pedro Henrique Santana Pereira. O granizo atingiu também vários veículos de motoristas que foram surpreendidos pelo temporal.
Ainda segundo o órgão, as rajadas de vento chegaram a 84km/h.
Devido as tempestades, a Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) cancelou as aulas de terça em todos os campus da cidade, além de reportar danos na estrutura.
Informações complementares G1.