O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) divulgou os resultados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) referentes ao exercício de 2021 com as sete áreas de atuação da gestão pública das cidades mineiras. O resultado usa como base as informações enviadas pelos próprios municípios por meio de um questionário.
A ferramenta permite aos gestores conhecerem a situação de seus municípios e compararem a evolução das políticas públicas. A mensuração proporcionada pelo índice possibilita a verificação de resultados, a correção de rumos, a reavaliação de prioridades e a consolidação do planejamento dos municípios. 807 cidades preencheram o questionário obrigatório, o que representa 94,60% dos municípios mineiros.
O IEGM é um indicador de processo que mensura o grau de aderência da gestão municipal a determinados processos e controles em Educação, Saúde, Gestão Fiscal, Planejamento, Meio Ambiente, Defesa Civil e Governança em Tecnologia da Informação.
Como informativo de processo, o IEGM serve para orientar os gestores municipais a implantar os processos e controles que são inquiridos nos questionários. Isso para que estes processos e controles, dado a quantidade e qualidade dos insumos aplicados (recursos financeiros, físicos e humanos), ajudem a gestão a melhorar os resultados de suas políticas públicas (mais e melhores produtos e serviços públicos), para que, por fim, estes tenham impacto no desenvolvimento socioeconômico da população.
Após análise dos dados enviados, cada município recebe um resultado geral, conforme os seguintes conceitos: A: Altamente Efetiva (90%); nota B+: Muito Efetiva (entre 75% e 89,99); nota B: Efetiva (entre 60% e 74,99%); nota C+: Em Fase de Adequação (entre 50% e 59,99%); nota C: Baixo Nível de Adequação (abaixo de 49,99%).
BARROSO
Na cidade, a nota geral foi B, ou seja, Efetiva – entre 60% e 74,99%. Apenas Dores de Campos, Prados e São João del Rei também tiveram no B – Efetiva – na análise do Tribunal de Contas.
Planejamento – 74.25
Governança em Tecnologia da Informação – 70.00
Defesa Civil – 65.00
Gestão Fiscal – 64.45
Saúde – 61.45
Meio- Ambiente – 56.79
Educação – 42.00
NOTAS DE OUTRAS CIDADES DA REGIÃO
Barbacena – C+ – Baixo nível de adequação
São João del Rei – B – Efetiva
Dores de Campos – B- Efetiva
Prados – B – Efetiva
Tiradentes – C+ – Baixo nível de adequação