Compartilhe:

Há cerca de dois anos, janeiro e fevereiro de 2020, a Defesa Civil de Barroso estava monitorando as chuvas na cidade. Na ocasião, a Defesa Civil chegou alertar a população sobre os riscos de alagamentos e desabamentos em alguns pontos de Barroso. Felizmente, naquele verão de 2020 as chuvas não evoluíram e nenhuma ocorrência mais grave foi registrada. O Rio das Mortes subiu cerca de quatro metros devido a grande quantidade de água, mas não chegou a transbordar.

Dois anos depois, com chuvas incessantes desde o Natal, a Defesa Civil, preocupada com áreas de risco, alagamentos e transbordamento, volta a monitorar a situação da chuva no município. Na tarde deste sábado (8), ao lado do vice-prefeito Eduardo Pinto, profissionais da área fizeram visitas em alguns pontos da cidade.

Segundo comunicado que foi divulgado pela Prefeitura Municipal de Barroso, a Coordenação de Defesa informa a toda população que está fazendo um permanente e rigoroso monitoramento das chuvas no Município, bem como do nível do Rio das Mortes.

A situação encontra-se até este momento (16h) sob controle e ainda não há motivo para alerta. O Rio permanece em nível considerado normal para o período, mas está constantemente sendo acompanhado e qualquer alteração mais drástica a população será alertada com o máximo de antecedência possível. O monitoramento conta ainda com alertas dos sistemas de monitoramento Federal e Estadual. Pedimos que todas as pessoas que moram próximo a pontos de alagamento e encostas que fiquem atentos e ao menor sinal de problemas, procure um local seguro e acione a Defesa Civil pelo número (32) 99801-1316.

ENCHENTE 2012

A última enchente que trouxe prejuízos e ocorrências graves em Barroso aconteceu em janeiro de 2012, quando vários locais foram atingidos por alagamentos e deslizamentos. No dia 9 de janeiro de 2012 o Rio das Mortes chegou a transbordar e as águas invadiram as ruas de alguns bairros e do centro do município. Não houve registro de vítimas.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *