Compartilhe:

O Ministério da Saúde comunicou que a imunização de crianças de 5 a 11 anos de idade contra a covid-19 deve começar no mês de janeiro. Em nota divulgada nesta segunda-feira (27), a pasta afirma que a recomendação “é pela inclusão das crianças de 5 a 11 anos na Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), conforme posicionamento oficial da pasta declarado em consulta pública no dia 23 de dezembro e reforçado pelo ministro da Saúde em manifestações públicas”.

A decisão será formalizada no dia 5 de janeiro, data em que se encerra a consulta pública feita pela pasta na internet. Com isso, a imunização desta faixa etária deve se iniciar no mesmo mês, com doses da Pfizer.

Apesar de encontrar resistências no presidente Jair Bolsonaro e no próprio ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a imunização infantil já foi defendida por membros do Ministério. A secretária extraordinária de Enfrentamento à covid-19, Rosana Leite, disse, ao Supremo Tribunal Federal (STF), que “nenhuma preocupação séria de segurança foi identificada” em testes clínicos realizados em milhares de crianças.

Nesta segunda-feira (27), Jair Bolsonaro voltou a colocar em dúvida a segurança da vacinação de crianças e disse que sua filha, Laura Bolsonaro, de 11 anos, não será vacinada contra a covid-19.

Já o ministro Marcelo Queiroga chegou a dizer que exigiria uma prescrição médica para que crianças dessa faixa etária recebam a vacina contra o novo coronavírus. Porém, 13 estados já anunciaram que não seguirão a recomendação.

Informações: O Tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *