Uma farmácia de plantão nesse último de semana, mais precisamente no dia do Natal, 25 de dezembro, estava com enorme fila para atendimento. Eram cerca de 10 metros de fila por volta das 11h desse domingo.
A movimentação, segundo funcionários, se manteve assim por boa parte do dia e de acordo com o que foi repassado, a maioria dos medicamentos adquiridos estava ligados a gripe. “Acabaram os remédios de gripe, todos”, diz uma pessoa ligada a farmácia de plantão.
Não é possível confirmar números e principalmente de surto de gripe no município, mas em Minas Gerais já tem 147 casos confirmados do vírus Influenza A/H3N2, conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG).
Os diagnósticos foram descobertos após análises clínicas realizadas pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) até 23 de dezembro. Até o momento, nenhuma morte relacionada ao vírus foi identificada no Estado.
“A detecção até o momento foi apenas do subtipo A/H3N2 e nenhum outro subtipo de influenza foi identificado em 2021 no Estado”, explica a SES. As amostras clínicas detectadas são de pacientes de 48 cidades mineiras, uma do Rio de Janeiro, uma da Bahia e uma de São Paulo. O predomínio de casos está concentrado em pacientes das Regiões Central (66 casos), Sudeste (39), Sul (17) e Leste (5).
CUIDADOS
Para prevenir a contaminação pelo Influenza A/H3N2, a SES/MG destaca que é necessário adotar os mesmos cuidados e protocolos utilizados na prevenção da Covid-19, como:
- Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
- Utilizar máscara;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
- Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);
- Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;
- Em caso de gripe, procure um médico ou a unidade de saúde mais próxima para diagnóstico e tratamento;
Surto
O virus Influenza A/H3N2 causou surto e aumento na demanda por atendimento médico em São Paulo e no Rio de Janeiro nas últimas semanas. Ainda não há vacina disponível contra esta cepa. O imunizante será atualizado e deve chegar aos estados em 2022.