Compartilhe:

O filme transforma para uma linguagem visual e sonora, o que surgiu como palavras no livro. Já está tudo pronto, basta assistir. O livro tem uma riqueza de detalhes que ao ler você idealiza como seriam os personagens, o ambiente e toda a atmosfera envolvida. O filme possui limite de tempo na adaptação para as telas e um público mais amplo, mas muitas vezes deixa passar a fidelidade ao livro.

Um Clube do Livro é uma ótima forma de colocar em prática leitura de adaptações do cinema e clássicos da literatura mundial. Um Clube do Livro, também conhecido como Clube de Leitura, é um clube social onde pessoas normalmente se encontram para discutir sobre um livro que acabaram de ler, expressando suas opiniões, críticas, etc.

Em nossa cidade há o Clube de Leitura Social, que tem 1 ano e meio, sendo a idealizadora e mediadora Fabrícia Alves (@fabriciamalvesm), química, 38 anos. Segundo Fabrícia, Clubes de Leitura podem ser uma oportunidade de aproximar pessoas de idades diferentes, pois quando falamos sobre livros, não há limites, certo ou errado, na verdade quanto maior as divergências de ideias, mais rica a discussão se torna.

O Clube de Leitura Social tem um encontro mensal com um livro escolhido de forma democrática e, ao fim de cada encontro, são levantados possíveis livros para o mês seguinte, com data e horário definidos. As reuniões acontecem online por vídeo chamada devido ao momento de pandemia. Já foram lidos clássicos da Literatura como “O Pequeno Príncipe” e “Alice no País das Maravilhas”; obras contemporâneas como “Eu sou Malala – A história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã”; obras nacionais como “O Alquimista” de Paulo Coelho; “O Diário de Anne Frank”, onde as anotações de Anne em seu diário foram declaradas pela Unesco(Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como patrimônio da humanidade; “O Grande Gatsby” que foi adaptado para os cinemas recente e tem em seu elenco Leonardo DiCaprio; o tão necessário livro “1984” de George Orwell; dentre outras obras.

Benefícios de um Clube de Leitura:

  • Incluir a leitura como um hábito, fazendo um momento de descontração em meio a tantas obrigações.
  • Conhecer obras de diferentes autores com diferentes nacionalidades, saindo da zona de conforto literária.
  • Discussões da leitura abordando o cotidiano e os tempos atuais, debates acalorados sobre personagens, diferentes visões sobre uma única passagem do livro, troca de experiências com os demais participantes.
  • Por fim, mas não menos importante, Clubes de Leitura proporcionam várias amizades. É possível achar pessoas que se identificam com a sua vivência, com as suas experiências e isso faz com que se torne uma amizade e vá além do Clube!

Livros quase sempre proporcionam entendimento para se posicionar sobre questões importantes como política, problemas sociais, religião, etc. Às vezes podem fazer uma tradução bem-humorada de questões urgentes. Às vezes com acidez e auto depreciação acabam sendo pontes para assuntos sérios. Às vezes autoajuda, com uma mensagem que te faz refletir.

Leia. Ler aprimora a escrita e fortalece o pensamento crítico. Leia!

por Ana Roberta / Colunista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *