A variante Delta do coronavírus já aparece em 100% das amostras analisadas, prevalecendo em relação às demais em circulação no território. Já são 1.119 pessoas contaminadas pela cepa, em 171 municípios. Por aqui, a maior parte dos casos foi registrada em Belo Horizonte: 188. A capital mineira é seguida por Juiz de Fora, na Zona da Mata, que soma 181 notificações.
Na prática, segundo especialistas, quando levamos em conta o ponto de vista de saúde pública, podemos considerar que apenas a Delta circula no Estado atualmente. No entanto, ainda é possível ter a circulação residual de outras variantes, como explica o pesquisador do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Renan Pedra.
“Formalmente ainda não podemos dizer que só a Delta circula em Minas, pois ainda pode ter circulação da Gama e eventual importação de outras linhagens decorrente da maior circulação de pessoas e viagens internacionais. Mas do ponto de vista de saúde pública, podemos considerar somente a Delta”, considerou o professor.
Em BH, foco principal da Delta em Minas, a cepa avança em meio às novas flexibilizações no funcionamento do comércio e serviços e ao aumento da taxa de transmissão do vírus – em nível de alerta amarelo há dez dias, ou seja, acima de 1 no gráfico dos indicadores que monitoram a pandemia. Aqui, uma pessoa foi morreu devido à cepa.
Informações: Hoje em Dia