Compartilhe:

Os computadores da Prefeitura Municipal de Dores de Campos foram invadidos por hackers. Essa é a  informação que foi divulgado pelo vereador da cidade Lalinho do Toninho (DEM) na noite desta quinta-feira (8), através de uma publicação nas redes sociais. O crime aconteceu na sexta-feira, dia 2 de julho.

Segundo informações confirmadas pelo Prefeito Marcinho do Tica (MDB), ao Portal Dores de Campos, os ladrões virtuais levaram R$147 mil, que já foram devolvidos pelo Banco do Brasil, agência responsável pelas contas da Prefeitura. De acordo com a publicação, a Prefeitura foi vítima do mais novo golpe do pix.

“Assim como outras Prefeituras da região, a Prefeitura Municipal de Dores de Campos foi vítima de uma quadrilha do estado de Goiás que invadiu o nosso sistema. Porém, tenho uma equipe muito competente e assim que descobrimos o golpe, fizemos o boletim de ocorrência (BO) e acionamos todos os órgãos de defesa do município, bem como a agência bancária do Banco do Brasil em Barroso, onde a Prefeitura tem a conta que foi invadida. E todo o dinheiro foi devolvido, sem nenhum prejuízo aos cofres públicos e a população dorense. Tanto, que vamos disponibilizar aos vereadores o extrato da conta que mostra o golpe e comprova a devolução”, destacou o Prefeito.

O CASO

Na tarde da sexta-feira (2), por volta das 14h55, funcionárias da Prefeitura Dores de Campos procuraram a Polícia Militar, relatando que uma conta bancária havia sido invadida, através de sistema eletrônico, sendo realizados dois PIX, desviando mais de R$ 147 mil.

As empresas destinatárias têm endereço comercial na cidade de Planaltina no estado de Goiás. Segundo informações, o setor invadido não realiza pagamentos, através de PIX, e, quando se trata de valores maiores, sempre realiza o cadastro dos beneficiários na agência bancária, para a liberação das transferências, o que não ocorreu no referido caso.

Ainda segundo o Boletim de Ocorrência (BO), em um outro dia, quando uma das funcionárias tentou ligar o computador, onde realiza a movimentação financeira, a máquina estava travando, e não conseguindo acessar nenhum sistema. Ela contou, que entrou em contato com o setor de Tecnologia da Informação (TI), tendo o computador sido formatado, e solicitada uma nova senha a agência bancária, só vindo a constatar a fraude depois do novo acesso, num extrato que foi retirado, e verificado os desvios citados.

OUTRAS CIDADES

A reportagem do Barroso EM DIA tentou contato com a agência do Banco do Brasil de Barroso para saber se outras prefeituras sofreram o golpe, mas até o momento não obteve resposta. O Barroso EM DIA também questionou a Prefeitura do município e ainda não teve retorno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *