Compartilhe:

Se a esperança tem naturalidade, ela nasceu em Belo Horizonte, mais precisamente no dia 1° de março de 2004, pelo menos para os mineiros portadores do câncer. Essa foi a data de criação da Associação de Amparo a Pacientes com Câncer (Asapac), organização civil sem fins lucrativos que tem por finalidade lutar por uma Política de Saúde Pública ligada ao câncer, atuando efetivamente pela melhoria do atendimento ao portador, apoiando-o durante todo o processo do seu tratamento que, como todos sabem, é uma luta diária e árdua.

Asapac em São João

E com o tempo, lá se vão mais de 17 anos. Essa esperança cresceu e ganhou braços e pernas por boa parte de Minas Gerais. Ao todo, são mais 12 associações em algumas regiões do estado. E entre elas, no Campo das Vertentes, destaque para Barbacena e São João del Rei, cidades vizinhas que possuem a Casa de Apoio e vem ajudando a promover e articular ações de defesa e garantia de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços, atendimento e apoio aos pacientes com câncer e seus familiares, valorizando cada segundo da vida, amenizando o sofrimento e lutando pelo tratamento, cura e manutenção da qualidade de vida.

É nesta esperança, tão próxima da realidade barrosense, que se apoiam muitos dos portadores de qualquer tipo de neoplasia que lutam, todos os dias, para continuarem respirando. Entre essas dezenas de guerreiros, está Alexsander Teixeira, ou simplesmente Leleko, como é conhecido não só no bairro Jardim Europa, mas em Barroso e Dores de Campos, onde trabalha como Supervisor de Vendas na empresa Marluvas.

“Eu descobri a doença em abril de 2020. Com isso, procurei um médico que me pediu um ultrassom do abdômen onde apareceu uma alteração. Fui procurar um nefrologista que pediu uma tomografia e apareceu um tumor, muito avançado no rim direito. Neste mesmo dia, o Dr. Alexandre Nunes me encaminhou para Juiz de Fora para um oncologista, Dr. Alexandre Ferreira, que já marcou a cirurgia na mesma semana, porque não poderíamos esperar mais”, conta Leleko que fez a cirurgia retirando o rim direito e o tumor. “Foi um sucesso, graças a Deus. Então fui encaminhado para SJDR para fazer o tratamento com radioterapia, quimio e imunoterapia com o Dr. João Paulo. No decorrer desse tratamento, foram surgindo outros tumores contra os quais estou lutando. Mas mesmo com isso tudo, eu acredito na força do nosso poderoso Deus que não desampara seus filhos”, conta Leleko sobre a descoberta da doença. E foi diante desta realidade que Leleco também descobriu a Asapac de São João del Rei de onde vem recebendo orientações em relação à prevenção e ao tratamento do câncer, tais como concessão de benefícios, serviços e atendimentos que contribuem para minimizar o sofrimento e desgaste dos pacientes.

“Eu conheci a Associação através de uma amiga aqui do Jardim Europa que fez tratamento do câncer e teve ajuda deles em todo o processo. Assim, fiz o cadastro e no mesmo dia já consegui os medicamentos, além de me oferecerem nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo e advogado para acionar a justiça e conseguir medicamentos que custam caro”, explica Leleko. “Sou muito grato à Asapac e à minha família, que está a todo tempo comigo, aos meus amigos, que são muitos, pois eles me dão tanta força para lutar contra essa doença e ajudam a aliviar o fardo. Então vou vivendo um dia de cada vez, com muita força, fé e esperança por dias melhores”, conta o barrosense que é muito religioso.

BARROSO

Com o objetivo primordial de atender crianças, adolescentes, adultos e idosos portadores do câncer e dar total atenção aos familiares dos pacientes, é comum ver no “corre” do dia-a-dia os motoboys que, debaixo de sol ou chuva, passam pelas ruas de Barroso, de porta em porta, arrecadando contribuições financeiras. A Associação de São João del Rei tem hoje cerca de 370 pacientes que são assistidos com cestas básicas, medicamentos, exames, fraldas geriátricas e qualquer outro tipo de apoio que não conseguem através do Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento. “Destes 370 de São João e região, mais ou menos 30 são de Barroso. A gente vive hoje somente de doações e qualquer paciente com câncer que precisar de ajuda é só entrar em contato conosco”, diz Valdeci Braga, Gerente da Associação de São João. A Asapac arrecada aproximadamente R$4 mil por mês através de cerca de 400 contribuintes.

DOAÇÕES

Para contribuir com a Asapac, basta entrar em contato pelo WhatsApp (32) 3372-1913 ou fazer transferência bancária com os dados que estão na imagem ao lado. É possível também fazer um Pix através do código QR.

1 comentário

  1. Deus no comando Leleco
    Não moro mais em barroso mais acompanho sua luta e você já e um vencedor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *