Com poucas doses no estoque, cerca de 180, depois de vacinar quase 9 mil pessoas com a 1ª dose, a secretaria de Saúde de Barroso abre nesta sexta-feira (25) a oportunidade para grupos que já foram chamados, mas que as pessoas não puderam se vacinar no dia marcado.
A quantidade de doses não seria suficiente para vacinar todo público da próxima idade, de 52 anos. O município aguarda o envio de novas doses para seguir a imunização com a 1ª dose desta faixa etária.
A “repescagem”, como tem sido chamada em todo Brasil, será para pessoas com comorbidades, cidadãos a partir dos 53 anos, profissionais da educação, caminhoneiros, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto e lactantes com crianças até 6 meses e 29 dias.
A campanha acontece no Ceclans, de 9h às 12h, em forma de Drive-Thru. As pessoas devem levar comprovante de residência (original e cópia), CPF, cartão de vacina, documento de identidade com foto.
Cada grupo chamado à repescagem deve levar uma documentação específica que comprove a condição para estar no grupo prioritário.
Comorbidades
A comorbidade deve estar na relação de doenças definida pelo Ministério da Saúde. A pessoa deve levar laudo médico original com cópia comprovando a comorbidade ou declaração da enfermeira do PSF com base no prontuário médico da UBS. Hipertensos, que tomem três remédios diferentes, e diabéticos podem apresentar receita atualizada.
Pessoas a partir de 53 anos
Devem apresentar documento de identidade com foto (original e cópia), além dos outros documentos citados acima.
Profissionais da Educação
Este público deve apresentar comprovante de vínculo com a instituição de ensino em que trabalhe.
Gestantes e puérperas
Devem apresentar relatório médico indicando a vacinação, certidão de nascimento da criança e documentos pessoais.
Lactantes até 6 meses e 29 dias
Devem apresentar a certidão de nascimento da criança (original e cópia) e documentos pessoais.