O deputado federal Aécio Neves (PSDB) apresentou um projeto de lei na Câmara para que o município de Lagoa Dourada, na região Central de Minas Gerais, seja considerada capital nacional do rocambole.
“Tal reconhecimento proporcionará maior visibilidade a essa importante manifestação cultural do município, o que impulsionará não só a permanência da tradição como também a economia e o turismo locais”, defende o parlamentar na justificativa do projeto.
Ainda no texto, o ex-governador de Minas conta a história da origem do rocambole e, entre as justificativas, cita a Festa do Rocambole e Mostra Cultural, realizada anualmente na cidade desde 2009, e o reconhecimento do modo de fazer o rocambole de Lagoa Dourada como Patrimônio Imaterial Municipal na sessão Ofícios e Modos de Fazer do Inventário do Patrimônio Artístico e Cultura (IPAC). Além disso, relembra que, em 2019, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais já concedeu ao município o título de Capital Estadual do Rocambole.
Esse é o terceiro projeto de lei apresentado por mineiros desde o início deste ano na Câmara dos Deputados e que reivindicam títulos para cidades do Estado. Em fevereiro, o Delegado Marcelo Freitas (PSL/MG) apresentou dois textos parecidos. Um deles era para conceder o título de Capital Nacional da Carne de Sol à Mirabela, e outro para reconhecer Montes Claros, como a Capital Nacional do Pequi.
Com informações O Tempo