Compartilhe:

Desde que a primeira Técnica de Enfermagem, Andréia Ferreira, recebeu a primeira dose em 19 de janeiro de 2021, lá se vão quase cinco meses, período em que a Secretaria de Saúde vem vacinando, na sua maioria através de drive thru, no Ceclans, os cidadãos barrosenses.

E os números são um alento, aliás, uma conta que eleva a auto estima. Se levarmos em conta o público alvo, a cidade de Barroso tem até o momento cerca de 50% dos cidadãos vacinados contra a Covid-19. Isso porque de uma população estimada de 20 mil habitantes, segundo dados do Instituto de Geografia e Estatística, o IBGE de 2010, cerca de 5 mil pessoas, que têm entre 1 e 18 anos, não serão vacinadas. (Veja a pirâmide etária abaixo). Dessa forma, cai para cerca de 15 mil a meta de cidadãos que devem ser vacinados na cidade.

Considerando os números de vacinação até a última quarta-feira (2), 5 mil e 499 pessoas já haviam recebido a primeira dose da vacina. Já 1.630 pessoas estão sendo vacinadas com as novas doses, inclusive nos profissionais da educação na manhã deste sábado (5). Assim, o total será de 7 mil e 129 habitantes imunizados, o que corresponde a 47,52% do público-alvo. A segunda dose foi aplicada em 2 mil e 534 pessoas, ou seja, 16,89% do grupo prioritário.

“Estamos trabalhando para que o máximo de vacinas sejam aplicadas, mas sempre ponderando e calculando o público-alvo para que não falte vacina para ninguém naquele determinado dia”, conta a Chefe da Atenção Primária, a Subsecretária Vanessa Ferreira, responsável pela vacinação em Barroso. “O objetivo é não deixar vacina parada. Chegou e foi feito o cálculo, logo vamos vacinando a população, seja dia de semana ou até mesmo nos finais de semana”, explica.

Para trabalhar com um número estimado de pessoas que serão vacinadas em uma determinada idade, a Prefeitura se apoia nos dados obtidos pelos PSF. A média é sempre calculada com uma margem de sobra para a vacinação daquela determinada faixa etária. Barroso está acima da média nacional de vacinação, que se aproximava dos 30%.

IMUNIDADE

Uma reportagem exibida no Programa Fantástico, da TV Globo, mostrou no último fim de semana um estudo que foi feito na cidade de Serrana, interior de São Paulo, que traz à tona dados que mostram que com 75% de vacinados em uma cidade, a pandemia de coronavírus pode ser controlada. Vale o reforço que é imunizado é diferente de vacinado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *