Uma das maiores polêmicas durante a fase de vacinação contra a Covid-19 está relacionada a obesidade mórbida. E o assunto, que é debatido por muitos nas redes sociais, ganhou força em Barroso, isso porque, prefeito e vice do município, Anderson e Eduardo, que tem obesidade mórbida foram vacinados recentemente.
A grande dúvida, ou falta de informação, é quem realmente tem a comorbidade a ponto de ter direito a vacinação contra a Covid. Ou seja, quem têm o Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 40.
Para calcular a esse valor, segundo profissionais da saúde que foram ouvidos pela reportagem do Barroso EM DIA, basta dividir o peso (em quilos) pela altura (em metros) ao quadrado).
Veja no desenho o cálculo de uma pessoa que não tem IMC acima de 40 e neste caso não teria direito a vacinação:
PREFEITO E VICE
Para ter direito a vacina, conforme o Plano de Imunização do Governo Federal, o resultado do IMC teria que estar igual ou acima de 40, conforme mostra abaixo a tabela. O que é o caso do prefeito e vice, que segundo atestados médicos, estão com ICM acima de 40. Inclusive, durante a campanha foram apelidados carinhosamente de Gordinhos.
“Hoje, ao receber a 1ª dose da vacina contra a COVID-19, foram muitos sentimentos distintos. Tive direito a me vacinar, na minha faixa etária, devido ao meu Índice de Massa Corporal (IMC) estar acima de 40, aliás, mais acima do que eu imaginava. Mesmo comprovado pelo médico, fica um sentimento de que muitas outras pessoas mereciam ser vacinadas antes de mim, mas não podem devido às determinações do Ministério da Saúde”, diz Eduardo Pinto.
O vice-prefeito, por exemplo, segundo relatório médico publicado por ele mesmo no seu Instagram, tem 125kg e 1.71cm de altura e obteve como resultado IMC de 42,75, ou seja, acima dos 40 considerados obesidade grau 3 ou mórbida. O mesmo aconteceu com o prefeito Anderson e tantas outras pessoas obesas que foram vacinadas em Barroso e no mundo.
VACINAÇÃO
Os profissionais da saúde também informaram que existem balança e profissionais capacitados no Ceclans, local onde está acontecendo a vacinação, para que o Índice de Massa Corporal da pessoa possa ser calculado na hora. Quem já tiver o atestado recente, basta apresentar. Assim, as pessoas obesas que se encaixam no IMC acima de 40 podem vacinar dentro das suas faixas etárias e dias estipulados.