Segue a vacinação contra a Covid em Barroso. Depois de uma semana com vacinação de segunda a sábado, mais uma semana começa com mais barrosenses recebendo a dose de esperança.
A novidade é que na sexta-feira (21) o Ministério da Saúde atualizou o Plano Nacional de Imunização e classificou mais uma comorbidade como prioritária para receber a vacinação. Agora, cidadãos que tenham doenças neurológicas crônicas também estão autorizados pelo Ministério a receber a vacina.
Confira abaixo quais os tipos de doenças neurológicas crônicas foram inseridos no Plano Nacional.
Assim, nesta segunda-feira serão vacinados cidadãos com 33 e 34 anos com comorbidades, pessoas com doenças neurológicas crônicas de 33 a 59 anos e beneficiários do BPC de 33 a 59 anos.
Para ter direito a vacinação pelos critérios do Ministério, este público deve apresentar alguns dos seguintes documentos com cópia para entrega: Laudo Médico Original deste ano comprovando a comorbidade ou Declaração da Enfermeira da Unidade Básica do paciente com base no prontuário médico da UBS, se houver. Pacientes diabéticos e com hipertensão severa podem apresentar a receita com data de até os últimos seis meses. Já os beneficiários do BPC devem levar para se vacinar o cartão do Benefício.
As outras idades com comorbidades serão chamadas à medida que cada grupo for vacinado, considerando vacinas disponíveis no município após uma fase da vacinação e a previsão de novas doses que chegarão nos dias seguintes. Além destes documentos, as pessoas devem levar cartão de vacina, cartão do SUS, CPF, comprovante de residência e caneta.