Em um Boletim Extraordinário publicado pela Prefeitura Municipal de Barroso no fim da tarde desta terça-feira (18), o poder público confirmou a 38ª morte por decorrência do coronavírus.
Segundo as informações, o paciente de 64 anos, tinha comorbidade e começou a apresentar os sintomas de Covid no último dia 6 de maio e foi hospitalizado no Hospital Prefeito Macedo Couto, em Barroso, no dia 12 de maio.
Ele não resistiu as complicações e veio a óbito nesta terça-feira às 13h40. Segundo dados da Prefeitura, que não divulga nome e nem bairro, este é o 38º óbito em Barroso. As duas última mortes computadas foram no domingo, dia 16 de maio. Ao todo, somente neste mês de maio foram 14 registros de vítimas fatais.
PREFEITURA
Desde a última semana, diante do crescimento de óbitos e do aumento recorde de casos, que a reportagem do Barroso EM DIA questiona o executivo sobre uma nova posição e postura diante do combate a Covid.
O Município de Barroso está constantemente revendo a sua atuação nas mais diversas frente de combate a pandemia. O telessaúde está sendo reformulado e já está contando com um serviço mais amplo de monitoramento de pacientes com sintomas da COVID-19. Este monitoramento será feito por telefone, com base em protocolos médicos e com acompanhamento de equipe de enfermagem, por telefone, mas também presencial na residências das pessoas sintomáticas, afim de evitar o agravamento do caso e a necessidade de uma internação.
Além disso, outro serviço de enfrentamento que passa por reformulações constantes é o Centro de COVID. Ampliamos o serviço médico que antes era feito por apenas um profissional e já há duas semanas conta com 2 para atender melhor a comunidade. O Município também está adquirindo nestes próximos dias mais testes do tipo Antígeno, para ajudar na estratégia correta de enfrentamento.
Além disso, a fiscalização está sendo intensificada em comércios com lotação acima do permitido, bem como em sítios e festas clandestinas com apoio da Polícia Militar. No último semana aglomerações foram dispersadas e bares lacrados por descumprimento das normas. O Município seguirá atuando de maneira a aprimorar os meios de combate a pandemia, sempre reavaliando e corrigindo os rumos de suas atuações.
BOLETIM
O novo Boletim Epidemiológico mostra que são 39 novos casos. Mais um óbito também foi registrado e 13 pessoas continuam com a suspeita da doença. São mais 11 pessoas com o vírus ativo no organismo e um total de 157. Foram 30 curados nas últimas 24h. O número de internações, devido ao óbito, também diminuiu um, ou seja, são 8 em Barroso. Total de 13 internações.