O domingo (16) foi de mais vítimas da Covid-19 em Barroso. Somente até às 15h, duas mortes, até o momento, foram computadas e divulgadas pela Prefeitura Municipal de Barroso. Ou seja, em menos de duas horas de intervalo, o executivo anuncio o falecimento de mais dois pacientes.
Segundo informações do executivo, o primeiro óbito trata-se de uma paciente de 83 anos que faleceu às 2h no Hospital Prefeito Macedo Couto, em Barroso. Ela estava hospitalizada desde o dia 28 de abril. RELEMBRE AQUI!
Já o segundo paciente, de 86 anos, faleceu às 7h50 também no Hospital Prefeito Macedo Couto. Ele começou a apresentar sintomas no dia 1 e estava hospitalizado desde o dia 6 de maio. Segundo a informação da Prefeitura, ele era morador do Lar Nossa Senhora de Fátima. Este é o terceiro óbito de um morador do Asilo em nove dias.
De acordo com o documento da Vigilância Sanitária e Epidemiológica Regional e a de Barroso o caso do Asilo se trata de um surto e, segundo a Prefeitura, as providências estão sendo tomadas junto à diretoria da instituição há mais de duas semanas.
No total, somando as vítimas e sem nenhuma mudança de estratégica por parte ou posição por do poder público, Barroso segue aumentando o número de óbitos. São 37 até o fechamento desta matéria (18h 15m) deste domingo.
MAIO
Desde as mortes em sequências, nos últimos dias, que a reportagem do Barroso EM DIA aguarda se haverá uma posição ou estratégia diferente no enfrentamento, mas a Prefeitura não se manifestou. O executivo, através do Prefeito Anderson de Paula (DEM) optou por seguir recomendações do Programa Minas Consciente e continua na chamada Onda Vermelha. Quase tudo funciona normalmente em Barroso.
Prefeitos têm autonomia para decidirem sobre novas diretrizes e permanência nas chamadas Ondas do governo. Dores de Campos, por exemplo, segue na Onda Roxa.
A média de óbitos em maio é um recorde na cidade com um óbito por dia no mês mais trágico da doença que e segundo aponta estudos, continua em elevação na cidade. VEJA O ESTUDO DA UFSJ:
Estudo da Universidade Federal de São João mostra elevação da Covid em Barroso
Quais medidas serão tomadas para reduzir o número de contagio e de mortes? O que estão esperando? A omissão é crime….