Segundo a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), que atua em 591 dos 853 municípios do Estado, houve 2.031 paralisações no ano passado, com impacto em 3.448 residências. Em 2019, foram registradas 2.806 interrupções temporárias de abastecimento, que afetaram 3.246 residências.
Em Barroso, por exemplo, moradores do Bairro da Praia, Centro e São José, viveram dramas pela falta de água. Em único dia, a reportagem do Barroso EM DIA chegou a receber dezenas de reclamações sobre a falta de água, que segundo moradores, acontece com frequência nestas localidades.
“Aqui no Bedeschi também falta água direto e a gente tem que se virar”, diz um internauta que vivenciou recentemente um dilema parecido como de muitos mineiros e brasileiros. O abastecimento de água no país é interrompido mais de 200 mil vezes por ano, em média, com duração de oito dias, diz levantamento divulgado pela Confederação Nacional da Indústria em março de 2020.
Ainda segundo a concessionária Copasa, o tempo médio de interrupção do serviço é de 13 horas, o que torna a vida dos cidadãos ainda mais complicada. “E tem mais, além da falta de água, tem a questão da água suja, que recentemente todo mundo viu ai no Barroso EM DIA”, diz o internauta.
RELEMBRE
No dia da água, barrosense faz vídeo mostrando a cor da água na sua casa. Veja!