Um surto de gripe canina, chamado de tosse dos canis ou traqueobronquite infecciosa canina, está sendo disseminado em Barroso nos últimos dias.
A informação é do veterinário André Ferreira, que segundo informou a reportagem, o vírus está circulando há cerca de 15 dias e parece estar diminuindo neste momento. “Realmente muitos cães estão contraindo o vírus na cidade e enfrentando essa doença que provoca uma tosse forte nos cachorros e deixa uma espécie de pigarro na garganta”, ressalta.
Segundo André, existe uma vacina que os tutores podem levar seus cães para tomar. “Aconselho que evitem sair, mas caso saem com seus cães, não parem perto de outros cachorros”, diz o veterinário.
Somente na clínica do veterinário, foram atendidos até o momento (10 de março) 67 cães, que foram levados por seus tutores.
ENTENDA A DOENÇA
Além dos sintomas serem muito parecidos com a gripe humana, ela é considerada uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida dos animais para as pessoas. É altamente contagiosa e a incidência aumenta em climas frios. O nome tosse dos canis vem exatamente dessa fácil propagação. Em locais com grandes aglomerações de animais, como os abrigos, a doença se torna muito comum. Por esse motivo é importante diagnosticar e tratar rapidamente o primeiro animal que apresentar os sintomas.
As formas de transmissão mais comuns da tosse dos canis se dão pelo contato direto entre um cão saudável e um contaminado, ou contato indireto, pelo ar, através de secreções respiratórias. O vírus ou a bactéria se locomovem facilmente devido a grande quantidade de espirros e tosses. Os agentes podem ainda ser representados por caminhas, casinhas, vasilhas e brinquedos.
Os principais sintomas são tosse em variados graus, espirros, secreção nasal purulenta e falta de apetite. Esses sinais podem se agravar caso ocorra uma infecção secundária, observando-se febre, anorexia e dispnéia. Pode haver também situações de engasgo, ânsia e vômito.
Nos casos mais graves pode ser observadas tonsilite, rinite, conjuntivite, pneumonia intersticial e broncopneumonia. Vale lembrar que tudo isso piora mediante a exercícios físicos.
Com relação a tratamento o ideal é que cada tutor procure o seu veterinário.