Compartilhe:

Depois de um ano conturbado devido à pandemia do novo coronavírus, 2021 promete ser o ano dos concursos. Vários certames suspensos ou cancelados no ano passado estão sendo retomados e dezenas de editais já começam a ser lançados, como os das polícias Federal e Rodoviária Federal, que estão disponibilizando 3 mil vagas com salários de até R$ 23 mil.

Em Minas Gerais, pelo menos 6 mil oportunidades podem surgir ao longo deste ano, como na Polícia Civil, que já solicitou mais de 1.500 vagas, e na Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado (Sejusp), que deve abrir até 2.400 oportunidades para o cargo de policial penal (antigo agente penitenciário) e afins, conforme previsão de cursos preparatórios, que já registraram uma corrida às aulas online. Alguns oferecem descontos de até 70% na capacitação.

A Sejusp confirmou a aprovação, pelo governo do Estado, do concurso para as carreiras de auxiliar educacional, de policial penal e agente de socioeducativo. Os três editais estão em andamento, mas ainda não há como confirmar o número de vagas. Neste ano também deve ser retomado o concurso do Tribunal de Justiça Militar de Minas (TJM-MG), cujo edital já havia sido publicado no ano passado, mas foi suspenso devido à pandemia. São ofertadas 24 vagas de níveis médio e superior, com remunerações de até R$ 5.782,78. Da mesma forma, desde o ano passado os concurseiros de plantão aguardam o tão esperado concurso do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

O professor e diretor pedagógico do curso preparatório Pro Labore, Carlos Gonçalves da Cruz, não descarta também a possibilidade de um novo concurso para soldado da Polícia Militar de Minas, já que o último certame ocorreu em 2018, além da retomada do concurso da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), que oferta 1.800 vagas.

“Aos poucos, as coisas estão sendo retomadas. Infelizmente, como a vacina só está chegando agora, a gente ainda não pode retomar os cursos presenciais, mas os online estão a pleno vapor”, garante, lembrando que já houve um incremento de 50% na procura por capacitação e que as promoções nos cursos variam de 30% a 70%.

 

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Planejamento de Minas informou que do ponto de vista orçamentário, a despesa aprovada na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021 não prevê gastos com novas nomeações decorrentes de concursos púbicos ainda não realizados. Ainda assim, a realização de certames durante o ano é possível após aprovação do Comitê de Orçamento e Finanças (Cofin), com base em estudos de dimensionamento da força de trabalho dos órgãos.

Sobre as receitas com concursos previstas na LOA, esclarecemos que a Lei estima os recursos a serem recebidos, mas a efetiva arrecadação depende de trâmites internos do Estado para aprovação da realização de concursos, por meio do Cofin.

 

 

Concurseiros têm calendário vasto de oportunidades até o fim do ano

 

Para o professor e coach do Gran Cursos Online, Eduardo Cambuy, serão quase 6 mil vagas em Minas. “Em relação às perspectivas para 2021, sobretudo na área policial, para quem está estudando para a PF e PRF, vai poder aproveitar bem e fazer para a polícia penal, perspectiva de mais de 2.400 vagas com solicitação feita e confirmação de concurso. Também para a Polícia Civil foi feita solicitação para mais 1.500 vagas. Só esses dois totalizam quase 4 mil vagas na área policial”, conta, lembrando que a Lei Orçamentária Anual prevê também certames nas áreas de Educação, Saúde e Planejamento.

Além disso, segundo ele há previsão de concurso do Ministério Público em Minas e vários legislativos municipais estão se preparando para a reposição dos quadros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *