Compartilhe:

O Corpo de Bombeiros divulgou, na noite dessa terça-feira (29), que o fogo que consumia a vegetação do Parque Estadual do Ibitipoca foi controlado. A queimada, que teve início no domingo (27), atingiu cerca de 500 hectares, o equivalente a mais de 500 campos de futebol, somadas as áreas atingidas no interior do parque e no seu entorno, segundo a corporação.

Em comunicado oficial, o subcomandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros, major Leonardo Nunes, destacou que a atenção maior agora é o entorno da área do parque, que possui alguns focos de incêndio que podem reingressar ao interior da parte preservada. “Informo à população que as chamas dentro do parque já foram todas controladas. Não temos mais nenhum foco de incêndio dentro do parque. Temos alguns focos no entorno, que estamos com atenção, para que a gente possa combater e não ter uma reignição ou até mesmo as chamas voltarem para dentro do parque. Estamos aqui com um efetivo de 98 pessoas entre brigadistas, bombeiros, funcionários do IEF e voluntários. Todos eles em prol de acabar com esse incêndio.”

De acordo com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), em nota à imprensa, o grupo que atua no local foi dividido, com 66 pessoas atuando no combate por terra e o restante realizando os trabalhos em helicópteros e na Sala de Comando Operacional estruturada pelo IEF para direcionar as ações.

Ainda conforme o órgão, nessa terça, foram utilizados sete caminhonetes 4×4, duas motos, um helicóptero do Corpo de Bombeiros e um helicóptero cedido por uma empresa parceira do parque, além de um trator com tanque. Havia, ainda, a previsão de o enfrentamento às chamas ser reforçado com mais três aeronaves do modelo airtractor, sendo duas enviadas pelo Corpo de Bombeiros e uma cedida por empresa parceira.

Ventos espalharam fogo

Como informou o IEF, o incêndio que atingiu o Parque Estadual do Ibitipoca começou, na tarde do último domingo, em área vizinha à unidade de conservação. Contudo, os ventos espalharam o fogo para uma área de vegetação no interior do parque. Devido ao incêndio, o IEF suspendeu a reabertura do espaço para visitantes, que estava prevista para ocorrer nesta quarta-feira (30).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *