As estatísticas que mostram que as vendas de antidepressivos e estabilizadores de humor no Brasil cresceram 21,1% no acumulado de março, abril e maio de 2020 em comparação com o mesmo período do ano passado. O estudo, feito pela empresa IQVIA com a mesma comparação, ainda aponta aumento de 14,4% na venda de tranquilizantes.
Enquanto em março, abril e maio de 2019 pouco mais de 20 milhões de caixas de antidepressivos e estabilizadores de humor foram vendidas, o mesmo período de 2020 ultrapassou as 24,5 milhões de unidades.
Já de tranquilizantes, as vendas passaram de 7,9 milhões para 9,1 milhões no mesmo período. Considerando-se ambos os tipos de medicamento, março registrou o maior crescimento em relação ao mesmo mês do ano anterior, com 21,3% de aumento para tranquilizantes e 31,4% para antidepressivos e estabilizadores de humor.
O período analisado coincide com o primeiro trimestre da pandemia no Brasil, crise que gerou instabilidades emocionais por motivos que vão desde o medo de contrair a Covid-19 até a insegurança financeira.
Informações O TEMPO