Conforme o Barroso EM DIA anunciou no último 2 de julho, quinta-feira, a LafargeHolcim está realizando a chamada Parada de Forno da Unidade Barroso. A empresa confirmou em nota na semana passada que para garantir a confiabilidade dos equipamentos realizaria duas paradas; uma até o dia próximo 19 de julho e outra em setembro.
Questionada pela reportagem sobre os procedimentos de prevenção a pandemia, a empresa informou que para a segurança das pessoas cumpriria todos os protocolos de saúde e segurança. Assim, conforme informado, a LH realizou vários exames de teste rápido e exame PCR nos últimos dias.
“A manutenção específica em alguns equipamentos da LafargeHolcim em Barroso segue os rigorosos protocolos de saúde, segurança e de prevenção à Covid-19, preservando todos os empregados e colaboradores, bem como a comunidade local”, trecho da nota enviada ao Barroso EM DIA.
Assim, de acordo com a empresa, dos testes realizados, sete trabalhadores de Barroso tiveram resultados que apontam para a presença do vírus. Outros quatro barrosenses tiveram resultados inconclusivos.
“Assim, são realizados em todos os trabalhadores contratados o exame PCR cinco dias antes da data de mobilização e o teste rápido 24 horas antes do início dos trabalhos. Tiveram resultado positivo sete moradores de Barroso, que já foram colocados em isolamento domiciliar sem que iniciassem o serviço de manutenção. Outros quatro residentes da cidade tiveram resultado inconclusivo e também já estão em quarentena, aguardando o resultado de novo exame. Por isso, todos os exames foram realizados antes do início da manutenção”, trecho da nota.
CASOS BARROSO
Os casos positivos informados pela LafargeHolcim já estão entre os 44 casos positivos que aparecem no Boletim Epidemiológico de Barroso. De acordo com membros do Comitê de Enfrentamento, os casos foram computados nessa segunda-feira (6). Os quatro inconclusivos farão novos exames.
HOSPEDAGEM
Sobre a estadia destes funcionários que vieram de fora, a LH informou que eles estão ficando em hotéis e pousadas na BR 265. “O único acesso dos prestadores de serviços de outros municípios será realizado pela portaria de insumos, com entrada pela BR-265 e, após o serviço, retornarão diretamente para os respectivos hotéis e pousadas”, diz a empresa.
A empresa ainda citou em nota que vem tomando as devidas providências com todos os seus funcionários. “A LafargeHolcim também vem realizando o exame PCR em todos os seus empregados, próprios, terceiros fixos e eventuais das suas unidades, e segue as recomendações dos órgãos de Saúde e da Vigilância Sanitária de Barroso, que tem sido comunicada de todas as ações, demonstrando transparência e compromisso da empresa com a saúde das equipes e de toda a comunidade.”