O Governo de Minas anunciou na manhã dessa quinta-feira (25) que 36 municípios da macrorregião de saúde Centro-Sul, que engloba a região do Campo das Vertentes, tiveram um aumento significativo nos casos de Covid-19 e retornaram a Onda Verde do programa “Minas Consciente”, onde são permitidos apenas serviços essenciais.
Em Barroso, por exemplo, no dia 5 de junho, quando foi anunciada a adesão ao programa do governo e consequentemente a reabertura de outros seguimentos no comércio, a cidade tinha apenas dois casos confirmados de Covid. Vinte e poucos dias depois de “surfar” na Onda Verde, Barroso teve aumento exorbitante e chegou a 13 casos confirmados. Veja os boletins do dia 5 de junho e dessa quinta-feira 25 de junho.
A medida entra em vigor a partir deste sábado (27), com publicação da alteração no Diário Oficial do Estado. A decisão ocorreu após reunião do Comitê Extraordinário Covid-19. Apesar da medida entrar em vigor, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Barroso informou que haverá uma reunião nesta sexta-feira (26) para definir a data destas novas medidas.
- EM LIVE NO BARROSO EM DIA, PREFEITO REINALDO VAI FALAR DA VOLTA A ONDA VERDE. A LIVE ACONTECERÁ ÀS 18 NA PÁGINA DO FACEBOOK DO BARROSO EM DIA
A macrorregião foi autorizada a entrar na onda branca do programa, que autoriza serviços considerados de baixo risco, no dia 21 de maio. Segundo o Estado, a região Centro-Sul teve aumento no número de casos nas últimas semanas e não apresentaram índices favoráveis para a manutenção de uma retomada de novos setores econômicos.
O Governo de Minas também pontou que a relação entre o número de leitos e a incidência de novos casos, além do tempo médio para internação após solicitação, não permitem uma folga confiável caso o número de casos de Covid-19 cresça em decorrência da reabertura de novos estabelecimentos.
SERVIÇOS ESSENCIAIS
A macrorregião Centro-Sul compreende 51 municípios do Campo das Vertentes, da região Central e do Sul de Minas.
Até esta quinta-feira (25), os municípios das Vertentes que aderiram ao programa foram Alto Rio Doce, Antônio Carlos, Barbacena, Barroso, Capela Nova, Carandaí, Cipotânea, Conceição da Barra de Minas, Desterro de Entre Rios, Desterro do Melo, Dores de Campos, Entre Rios de Minas, Ibertioga, Lagoa Dourada, Piedade do Rio Grande, Resende Costa, Santa Cruz de Minas, São João del Rei e Senhora dos Remédios.
Estas cidades autorizavam o funcionamento de outros serviços além dos considerados essenciais, consideradas atividades de baixo risco, como o comércio varejista de antiguidade e objetos de arte, armas e fogos de artifício, artigos esportivos e jogos eletrônicos, floriculturas, loja de móveis e tecidos, autoescolas, atividades imobiliárias e de contabilidade, entre outros.
A previsão é que as prefeituras também publiquem novos decretos estabelecendo o retorno a onda verde na sexta-feira (26) e no sábado (27). Esta onda permite apenas atividades essenciais, como agronegócio, construção civil, serviços bancários, serviços de saúde, serviços de telecomunicação, funcionamento de supermercados, farmácias, postos de gasolina, entre outros.